Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei crédito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

As startups do campo

25/04/16

Da Redação

COMPARTILHE

Com apoio do SEBRAE/RS, soluções digitais gaúchas conquistam parceiros e novos mercados

Da Redação

Software da Control Milk ajuda na gestão das propriedades (Foto: Control Milk / Divulgação)

Porto Alegre – Os aplicativos chegaram ao agronegócio. Empresas de tecnologia e startups descobriram esse promissor mercado e já estão colhendo frutos. Dois exemplos de empreendimentos digitais bem sucedidos germinaram da segunda turma do programa Startup RS, do SEBRAE/RS: a Control Milk, de Teutônia, e a Aegro, de Porto Alegre.

Apoiar o planejamento dos negócios digitais e estimular seu crescimento é o objetivo do programa do SEBRAE/RS. “Ao longo de um semestre, trabalhamos na pré-aceleração dos projetos, com a preparação do modelo de negócio, a melhor forma de gerar receita, a compreensão do público-alvo e como tornar o seu modelo de negócios escalável”, explica o gestor do Startup RS, João Antonio Pinheiro Neto. O programa já está em sua terceira turma, com atividades desenvolvidas ao longo de quatro meses. Ao final, a empresa que mais se destacar no demoday – dia de apresentação dos projetos para potenciais investidores – será premiada com a participação em uma missão empresarial para Portugal e no Reino Unido.

A empresa de Teutônia foi uma das participantes da edição anterior do programa. Ela nasceu há cinco anos e foi criada a partir da necessidade de um software de gestão específico para as demandas dos produtores de leite. Dionatan Hamester, um dos proprietários da Control Milk, conta que inicialmente foi desenvolvido um sistema instalado no computador, devido às dificuldades de acesso à internet no meio rural. “Com o tempo, eu e meu sócio, o engenheiro agrônomo, Vilson Mayer, percebemos que estávamos estagnados, que precisávamos ampliar os horizontes e crescer”, relata Hamester.

Foi então que a Control Milk foi selecionada para o Programa Startup RS, do SEBRAE/RS. “O apoio e as mentorias estimularam o desenvolvimento de um aplicativo web e também fortaleceram a comunicação digital da empresa”, conta o empresário. O resultado foi a ampliação de mercado. “Passamos a atuar em cooperativas do Paraná e hoje nosso sistema está em toda região Sul, além dos Estados de Goiás, Minas Gerais e Pernambuco”, comemora. O crescimento representa um salto de 180 para 480 propriedades atendidas pela Control Milk em um ano. E os empreendedores de Teutônia querem mais. “Durante o Demoday conhecemos nosso atual parceiro e hoje desenvolvemos uma solução integrada a tecnologias do campo, como sistemas de ordenha, que será lançada no segundo semestre”, revela.

Tempo de colher

A iniciante Aegro, de Porto Alegre, também começou a conquistar novos negócios a partir do Programa Startup RS. Criada por quatro cientistas da computação, a Aegro buscou atender a demanda de um grande produtor de arroz que tinha carência de ferramentas para reunir seus dados e apresentar resultados. “Substituímos as planilhas em Excel por um sistema integrado disponível em uma plataforma web”, informa o sócio Pedro Dusso. Mas foi com o Programa Startup RS que a empresa alcançou um novo patamar. “O contato com os mentores, a troca de experiências e os profissionais qualificados nos ajudaram a sentar e pensar, a organizar informações e a planejar melhor o negócio”, reconhece o empresário.

Com o aprendizado em modelagem financeira e ações de marketing digital, a Aegro angariou novos clientes, entre produtores de diferentes grãos, e até consultores interessados em representar o negócio em outros Estados. Outra conquista veio mais recentemente. “Somos um dos três finalistas em todo mundo do SAP Hana Inovation, na categoria Next Generation. O reconhecimento é para um aplicativo que monitora pragas em tempo real, tanto no campo quando na cidade”, orgulha-se Dusso.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Julho de 2018

Fabricantes de bebidas premium prospectam mercado em São Paulo

SAIBA MAIS

 

16 de Julho de 2018

Encontros de negócios abrem oportunidades no segmento metalmecânico

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/07/2018 18:12

Empretec é lançado com um workshop em Rio Grande

Sebrae RS Podcast 13/07/2018 14:05

Série sobre Gestão - Plano de Negócios

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: