Mais buscados: mei crEdito SEI boas praticas consultoria
O Avança Indústria é um projeto piloto desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o Senai ( Instituto Senai de Tecnologia Mecatrônica). O objetivo é levar ações e conceitos da indústria 4.0 para dentro das micro e pequenas empresas do nosso país.
O QUE É A INDÚSTRIA 4.0?
Da maneira que nos relacionamos com os produtos à forma que entendemos o nosso público-alvo, a Indústria 4.0 é um fenômeno global que chegou para transformar tudo. E, nessa revolução, só existe uma certeza: você não pode ficar de fora. Enquanto as três primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, a quarta é um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico. A Indústria 4.0 é muito mais que um movimento, é uma oportunidade real para as micro e pequenas empresas terem muito mais competitividade, diminuição de custos e aumento de lucro.
• Inteligência Artificial • Integração de Sistemas
• Simulação • Realidade Aumentada
• Manufatura Aditiva • Computação em Nuvem
• Segurança Cibernética • Internet das Coisas (IoT)
1- DIAGNÓSTICO DA ORGANIZAÇÃO
É o momento de entender em qual estágio se encontra o seu negócio em relação à transformação digital. A partir disso, são definidos os objetivos e as tecnologias que se enquadram no seu negócio, permitindo um plano de ação.
2- OTIMIZAÇÃO
Etapa em que se leva em consideração as ferramentas do Lean Manufacturing, com o objetivo de melhorar as deficiências e identificar oportunidades de melhorias.
3- SENSORIAMENTO E CONECTIVIDADE
Etapa em que acontece o sensoriamento das linhas de produção, conectando sistemas mecatrônicos e tecnologia da informação para potencializar os ganhos de produtividade, conhecer gargalos, tomar decisões com dados em tempo real para então se posicionar sobre a adoção das novas tecnologias.
4- VISIBILIDADE E TRANSPARÊNCIA
Nessa fase, o conceito de Indústria 4.0 começa a se tornar visível. Dados de processo já são capturados em tempo real por sensores, criando uma nuvem digital para auxiliar a tomada de decisão com mais agilidade. Nesse momento, a empresa já possui um nível de maturidade para introduzir novas tecnologias, realizar integração mais robusta entre suas linhas de produção e cadeia de valor para trabalhar com a inteligência dos dados.
5- CAPACIDADE PREDITIVA
Nesse estágio, já é possível a utilização de dados de inteligência artificial para melhorar e aumentar a eficiência e produtividade da sua linha de produção, podendo prever e testar possíveis cenários.
6- ADAPTABILIDADE
Aqui o objetivo é fazer com que os sistemas identifiquem por si só o que está acontecendo. Isso inclui avaliar cenários, causas e até mesmo tomar decisões. Desse modo, é necessário o uso de modelos digitais de fábrica sendo alimentados com dados em tempo real.
• Criação de uma cultura voltada à aplicação dos conceitos da Indústria 4.0;
• Desmistificação do conceito de implantação da Indústria 4.0 quanto à inviabilidade e custo de adequação;
• Capacitação da liderança;
• Integração entre os processos produtivos e administrativos;
• Velocidade na tomada de decisão, auxiliando as organizações a serem mais ágeis quanto às necessidades do mercado;
• Relatório final de avaliação de grau de maturidade da organização.
Parceria Técnica:
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.