Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito Sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Bate-papo sobre Agricultura Regenerativa no Sebrae abre caminho para projeto coletivo em 2023

atualizado em: 09/08/23

Da Redação

COMPARTILHE

Na última semana o Sebrae promoveu um bate papo sobre Agricultura Regenerativa, reunindo empresários do setor de insumos, produtores rurais, professores, pesquisadores, empresários do setor alimentício, lideranças municipais e regionais para discutir práticas sustentáveis e inovadoras no campo. O encontro contou com a participação especial do presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Eduardo Martins, o qual contextualizou o tema e o trabalho realizado pela instituição em âmbito nacional. 

Além disso os agricultores da região noroeste Marcos e Alessandra Friedrich, Marcelo Chiapettta, Ruben Kudiess e Jaderson Beutinger apresentaram seus cases de aplicação dos conceitos e técnicas de utilização e produção de bioinssumos no contexto da agricultura regenerativa. 

Segundo o gerente do Sebrae Noroeste, Armando Pettinelli, o evento foi um primeiro passo para a conscientização e engajamento dos participantes em relação à agricultura regenerativa, um sistema que busca promover a recuperação dos solos, a conservação dos recursos naturais tendo como consequência a produção de alimentos com maior riqueza de nutrientes, além de proporcionar a redução de custos de produção e a melhoria das condições de vida dos produtores rurais. 

A palestra de Eduardo Martins trouxe uma visão geral sobre o cenário da agricultura regenerativa no Brasil, abordando as práticas mais inovadoras e seus benefícios para o meio ambiente e para a produtividade agrícola. Além disso, o presidente destacou a importância da colaboração entre os agricultores e a sociedade para impulsionar esse modelo de produção sustentável. 

Já os quatro agricultores da região noroeste apresentaram cases de suas propriedades, demonstrando como têm aplicado com sucesso a agricultura regenerativa em suas atividades. Suas experiências inspiraram o público presente, mostrando que é possível obter resultados expressivos com métodos que respeitam a natureza e estimulam a resiliência dos ecossistemas. 

O evento também serviu como plataforma de lançamento para um projeto coletivo que será conduzido pelo Sebrae e GAAS no próximo ano, compondo as atividades do Ecossistema de Inovação de Ijuí (Impulsa), com o objetivo de promover ainda mais a adoção da agricultura regenerativa na região.  

Esse projeto será liderado pela gestora do agronegócio, Eloisa Muxfeldt Arns, que enfatizou a importância de capacitar os produtores rurais e conectar os demais setores da cadeia de produção de alimentos, oportunizando o crescimento econômico de forma igualitária entre todos os agentes, garantindo um futuro próspero e equilibrado para todos. 

Com esse evento o Sebrae reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor agrícola, impulsionando a inovação, a colaboração e a adoção de práticas mais responsáveis e conscientes. A expectativa segundo a gestora é que o projeto coletivo proposto seja um marco na trajetória da agricultura regenerativa na região noroeste, promovendo uma revolução positiva na forma como a agricultura é conduzida, gerando impactos positivos para o meio ambiente, sociedade e para o produtor rural. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: