Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Bate-papo sobre Agricultura Regenerativa no Sebrae abre caminho para projeto coletivo em 2023

atualizado em: 09/08/23

Da Redação

COMPARTILHE

Na última semana o Sebrae promoveu um bate papo sobre Agricultura Regenerativa, reunindo empresários do setor de insumos, produtores rurais, professores, pesquisadores, empresários do setor alimentício, lideranças municipais e regionais para discutir práticas sustentáveis e inovadoras no campo. O encontro contou com a participação especial do presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Eduardo Martins, o qual contextualizou o tema e o trabalho realizado pela instituição em âmbito nacional. 

Além disso os agricultores da região noroeste Marcos e Alessandra Friedrich, Marcelo Chiapettta, Ruben Kudiess e Jaderson Beutinger apresentaram seus cases de aplicação dos conceitos e técnicas de utilização e produção de bioinssumos no contexto da agricultura regenerativa. 

Segundo o gerente do Sebrae Noroeste, Armando Pettinelli, o evento foi um primeiro passo para a conscientização e engajamento dos participantes em relação à agricultura regenerativa, um sistema que busca promover a recuperação dos solos, a conservação dos recursos naturais tendo como consequência a produção de alimentos com maior riqueza de nutrientes, além de proporcionar a redução de custos de produção e a melhoria das condições de vida dos produtores rurais. 

A palestra de Eduardo Martins trouxe uma visão geral sobre o cenário da agricultura regenerativa no Brasil, abordando as práticas mais inovadoras e seus benefícios para o meio ambiente e para a produtividade agrícola. Além disso, o presidente destacou a importância da colaboração entre os agricultores e a sociedade para impulsionar esse modelo de produção sustentável. 

Já os quatro agricultores da região noroeste apresentaram cases de suas propriedades, demonstrando como têm aplicado com sucesso a agricultura regenerativa em suas atividades. Suas experiências inspiraram o público presente, mostrando que é possível obter resultados expressivos com métodos que respeitam a natureza e estimulam a resiliência dos ecossistemas. 

O evento também serviu como plataforma de lançamento para um projeto coletivo que será conduzido pelo Sebrae e GAAS no próximo ano, compondo as atividades do Ecossistema de Inovação de Ijuí (Impulsa), com o objetivo de promover ainda mais a adoção da agricultura regenerativa na região.  

Esse projeto será liderado pela gestora do agronegócio, Eloisa Muxfeldt Arns, que enfatizou a importância de capacitar os produtores rurais e conectar os demais setores da cadeia de produção de alimentos, oportunizando o crescimento econômico de forma igualitária entre todos os agentes, garantindo um futuro próspero e equilibrado para todos. 

Com esse evento o Sebrae reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor agrícola, impulsionando a inovação, a colaboração e a adoção de práticas mais responsáveis e conscientes. A expectativa segundo a gestora é que o projeto coletivo proposto seja um marco na trajetória da agricultura regenerativa na região noroeste, promovendo uma revolução positiva na forma como a agricultura é conduzida, gerando impactos positivos para o meio ambiente, sociedade e para o produtor rural. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Julho de 2024

Sala do Empreendedor de Cruz Alta realiza mais de 4 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024

SAIBA MAIS

 

15 de Julho de 2024

Evento em Gramado vai colocar os terroirs brasileiros em pauta

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/07/2024 14:30

Divulgar a gastronomia e paisagens gaúchas são apostas para retomar o turismo no RS

Sebrae RS Podcast 12/07/2024 13:00

Retomada dos pequenos e médios negócios de varejo é tema de podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: