Mais buscados: Mei CREDITO Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – Representantes de FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, e Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), assinaram protocolo de intenções nesta quinta-feira, 31 de agosto, com o objetivo de integrar esforços para o desenvolvimento do “Programa Estadual de Olivicultura – Pro-Oliva. O objetivo é ampliar a área cultivada com oliveiras, aumentar o número de empreendedores na produção de azeites e de azeitonas em conserva, contribuir para aumentar a renda obtida pelos agropecuaristas e empresários do azeite e consolidar a olivicultura no Estado do Rio Grande do Sul.
Para o presidente do Sistema FARSUL e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, esta união de esforços tem a intenção também de orientar o produtor que já está neste setor ou que pretende investir na plantação de olivas e produção do azeite de oliva. “A tendência é, em curto espaço de tempo, termos no Rio Grande do Sul um polo, um mercado cativo, pois apresentamos condição e disponibilidade de solo, bem como mão de obra para expandir este segmento”.
Por uma apicultura consolidada
Na ocasião também foi assinado termo de cooperação técnica com foco no setor da Apicultura. Nesta parceria se une às demais entidades a CMPC Celulose Riograndense LTDA com objetivo de apoiar a implementação e o desenvolvimento da Cadeia Apícola no RS. “Queremos ampliar a produtividade, aumentar o número de apicultores na produção de mel e outros produtos da abelha, contribuir para aumentar a renda obtida pelos apicultores, além de consolidar a setor no Estado”, explicou Sperotto, que aproveitou para falar do Salão do Empreendedor, este ano agregando as entidades ligadas à indústria e ao comércio gaúcho. “Visitem o Salão do Empreendedor no Pavilhão Internacional”.
Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.