Mais buscados: MEI CREDITO sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – O mercado da lã sofreu uma desvalorização em sua comercialização devido aos baixos custos dos tecidos sintéticos derivados do petróleo, já que produtos, principalmente roupas, produzidas com lã pura chegam a custar quatro vezes mais. Para valorizar o que é feito no Estado e apresentar os diferenciais de um produto feito com lã natural, o Salão do Empreendedor conta com um espaço totalmente dedicado a esse nicho.
O Rio Grande do Sul é responsável por, aproximadamente, 92% da lã produzida no Brasil, sendo os munícipios de Santana do Livramento, Alegrete e Quaraí os que concentram as maiores produções de ovinos. Diferente dos produtos sintéticos, a lã pura oferece uma série de benefícios quando utilizada na indústria têxtil. Por reagir às mudanças de temperatura do corpo, se torna mais confortável, tendo ainda a capacidade de absorver a umidade e o suor da pele. Outra curiosidade é sua elasticidade, que oferece maior movimento e durabilidade às roupas a longo prazo. Segundo Juliano Bolzoni, técnico de Agronegócios da regional Sul do SEBRAE/RS, o espaço visa, além de informar sobre mercado e processos que a lã passa desde a tosquia até seu destino final, desmistificar que ela sirva apenas para produzir roupas para as estações mais frias. “Aqui mostramos que a lã pode ser utilizada na indústria automotiva, na indústria da aviação e até mesmo para ternos e tecidos nobres”, explica Bolzoni.
O espaço vem surpreendendo quem passa por ele por revelar a lã como um produto tão nobre. O agrônomo César Magrim, de 50 anos, admirou-se ao saber que a indústria da lã ainda se mantem ativa no Estado. “Me chamou a atenção por ser um nicho de mercado mais restrito e por sabe que ainda temos uma indústria aqui no Rio Grande do Sul que processa esse nicho”, conta. Já para o produtor de ovinos Ricardo Serpa, de São Lourenço do Sul, o Programa Juntos Para Competir, uma parceria entre SENAR, FARSUL e SEBRAE/RS, mudou a sua vida e ajudou na cadeia produtiva ovina. “Vejo que esse programa está conseguindo mostrar a cadeia produtiva entre frigorífico, produtor e tecnologia. O mercado está totalmente aberto e o produtor pode acreditar na ovino”, afirma.
Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.