
Mais buscados: MEi credito Sei BOAS Praticas consultoria

Da Redação
São Paulo – O encerramento da participação de 42 micro e pequenas indústrias gaúchas na Francal 2017 rendeu um total de R$ 7,9 milhões em negócios. Esse valor em vendas significa que as coleções de calçados, couros e acessórios de moda preparados para a chegada da primavera e do verão estarão espalhadas por lojas de diversos Estados brasileiros e até mesmo do exterior. O grupo de empresas integrou o estande coletivo do Rio Grande do Sul, coordenado pelos três parceiros, SEBRAE RS, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) e Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), além do apoio das prefeituras de Novo Hamburgo, Sapiranga e Campo Bom. A feira ocorreu em São Paulo, no Expo Center Norte, entre 2 e 5 de julho.

Estande coletivo do RS reuniu 42 micro e pequenas empresas (Foto: Divulgação / Francal)
Somando os quatro dias de uma das mais importantes vitrines de lançamentos da indústria, os pequenos negócios gaúchos terão de entregar 169.458 pares de calçados e ou artefatos. Conforme os dados compilados pelo gestor de projetos do SEBRAE RS Maico Fabiano Fernandes é preciso reconhecer o esforço de todos os empresários que apresentaram seus produtos com alto nível de qualidade e design. “No período anterior ao evento, os empreendedores participam de consultorias e capacitações em áreas como inovação, identidade, gestão, vendas, marketing e outras. Eles vão para a Francal bem preparados para encontrar os clientes”, destaca. Fernandes cita ainda que, neste ano, houve mais de 2.500 contatos com compradores.
A diretora na Secretaria de Desenvolvimento no Governo do Estado do RS, Sandra Schafer, observa que o formato de estande coletivo para as micro e pequenas empresas é uma estratégia comprovadamente acertada. “São 18 anos do projeto e o estande é sempre um dos mais visitados. Começamos pequenos no passado e, agora, 42 empresas estiveram presentes em 2017”, finaliza.
Confira as marcas que estavam no Estande Coletivo do RS:
Amoreco e Ararajuba, Ana Boss, Ana Flex, Ana Vitória, Belmon, Bem Amada, Bolsas Cordi, Brenners / A3, Brunelly Bolsas, Calçados Ana Luana, Camilo Calçados, Catri Bolsas, DI Marly’s, Dina Mirtz, Drizza, Esho Colletion, Estilo Exclusivo, Georgia Guedes, Guns – Menta e Hortelã, Hot Feet, Infinitus, Karina Bertoluci, KLB, Laroma Calçados, Moeller Calçados, Moroni, Mr. Silver, Patrícia Maranhão, Pelli Brasil, Primma Scarpa, Rio de Luz, Rosella Boutique, Santos e Saltos, Spoon Kids, Tricouro, Valeiko, Via Alvo, Viavivi, Villa Rosa, Viva Bella, W Brasil e Wiva Bordados.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.