Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Mei credito CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

“Do Campo à Mesa”, uma parceria que dá certo

Mais de 9 mil interações e atendimentos foram realizados no Espaço Juntos para Competir, na Expointer

atualizado em: 01/09/19

Da Redação

COMPARTILHE

A parceria já consagrada de Farsul, Senar e Sebrae RS, através do programa Juntos para Competir, aliada à expertise da FIERGS/Senai e da Fecomércio/Senac na 42ª edição da Expointer, validou um formato que vem sendo realizado há três anos na feira. Mais uma vez, o conceito do “Campo à Mesa” proporcionou aos visitantes que circularam pelo espaço informações e conhecimento sobre as cadeias produtivas da vitivinicultura, da pecuária de corte e do leite e derivados. Durante os nove dias da maior feira agropecuária da América Latina, mais de 9 mil interações e atendimentos foram realizados, estimulando experiências que reforçam o aprendizado e aproximam o consumidor final do processo de cadeia produtiva. A Expointer ocorreu de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

“Campo à Mesa”, uma parceria que dá certo

No espaço dos produtos ícones gaúchos, o vinho produzido no RS esteve em destaque (Foto: Marcus Berthold)

“A qualidade de um produto que chega à nossa mesa é de responsabilidade de toda a cadeia produtiva: desde o plantio, no campo; a transformação, na indústria; até a entrega diferenciada ao consumidor final, no comércio e serviços. É por isso que temos atuado na Expointer, além de outras oportunidades, de forma conjunta, agregando conhecimento e a capacidade de cada organização neste processo”, destaca o diretor Técnico do Sebrae RS, Ayrton Pinto Ramos. Conforme o dirigente, a cada edição da feira, o Espaço Juntos para Competir atrai mais visitantes, seja para acompanhar a Vitrine da Carne, o Espaço de Harmonização ou a Arena Inovação. “Nesta edição, tivemos um incremento de 51% nas interações com o público, em relação ao ano passado”, comemora.

Pelo segundo ano consecutivo, as startups estiveram presentes com produtos e serviços voltados para o agronegócio, aproximando o produtor rural das novas tecnologias. “Inclusive, podemos ressaltar, que houve a concretização de negócios por parte das startups, validando ainda mais nossa atuação na feira. Neste ano, a inovação ficou por conta do Like a Farmer, uma batalha de pitches com 18 startups e duração de três dias. As vencedoras, avaliadas por uma banca de investidores, foram a Jetbov, de Joinville, e a Eirene Solutions, de Porto Alegre.

Benchmark para outros estados

Outro aspecto ratificador desse formato que agrega a expertise das organizações do agronegócio, da indústria e do comércio e serviços, além do Sebrae RS, foi a visita de outros estados para conhecer o espaço na Expointer, bem como o programa Juntos para Competir. “Do estado de Goiás, por exemplo, vieram as principais lideranças do setor agropecuário, representantes do Sebrae local, e do Sistema FAEG SENAR GO e o diretor-superintendente do Sebrae-GO já adiantou que levará um processo semelhante ao executado aqui”, afirma Ayrton Ramos. Neste ano, o Espaço Juntos para Competir destacou, em diferentes painéis expostos no local, experiências bem-sucedidas de empreendedores que cresceram e se desenvolveram a partir do ingresso ao Juntos para Competir. Até o final de 2019, o programa atentará 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria.

“Campo à Mesa”, uma parceria que dá certo 4

Além do grupo de Goiás (foto), também visitaram o estande representantes de São Paulo, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais e do Sebrae Nacional (Foto: Marcus Berthold)

Excelência da carne gaúcha
A Vitrine da Carne Gaúcha, mais uma vez, mobilizou o maior número de visitantes. A iniciativa da Farsul que compõe o Espaço Juntos para Competir reuniu 3.346 participantes. Com o objetivo de valorizar a qualidade da carne produzida no Rio Grande do Sul, o espaço apresentou ao público técnicas empregadas para o melhor aproveitamento do produto, como métodos de desossa de carcaças de ovinos, suínos e bovinos, e sugestões de preparo.

“Campo à Mesa”, uma parceria que dá certo 2

Como sempre, a Vitrine da Carne foi o espaço mais visitado (Foto: Marcus Berthold)

Harmonização na mesa
Mais de 1.500 pessoas realizaram as oficinas de harmonização que contavam com os vinhos gaúchos, os queijos Colonial e Serrano e o doce de leite. “Devido ao sucesso do ano passado, ampliamos o número de vagas para 26 pessoas e, mais uma vez, o espaço foi um sucesso.

“Campo à Mesa”, uma parceria que dá certo 3

Sempre lotada, a Oficina de Harmonização trouxe a parceria do vinho, do queijo e do doce de leite gaúchos (Foto: Marcus Berthold)

Saiba mais sobre o Juntos para Competir
Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

O agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: