
Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas consultoria

Da Redação
Conhecido por sua vocação de incentivo à geração de novos negócios, Campo Bom fez da Sala do Empreendedor um ambiente de acolhida para os empresários e MEIs (Micro Empreendedores Individuais). Localizado no térreo do Centro Administrativo Municipal, o espaço, que ano passado obteve o Selo Bronze na avaliação feita pelo Sebrae RS em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), prepara-se para avançar na certificação e alcançar, no mínimo, a Prata. “A nossa perspectiva é de conquistar até o Selo Ouro”, afirma o consultor do Sebrae RS André de Souza Machado, responsável pelo acompanhamento da certificação. A avaliação será realizada no dia 09 de novembro, às 14h.
Para subir de patamar, a Sala do Empreendedor ultima as adequações necessárias. De acordo com o consultor, o local já oferece atendimento de plantão do Corpo de Bombeiros, da Junta Comercial, disponibiliza oficinas de cursos, divulga o plano anual de compras da Prefeitura e promove pesquisa de satisfação. No caso da oferta de microcrédito, está em avaliação. Além dos pré-requisitos intermediários, a Sala tem serviços mais avançados e que são exigidos para concessão do Selo Ouro entre os quais atendimento vinculado à OAB, atendimento virtual e alvará online. “Também está em implantação o coworking”, acrescenta.
A analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini, destaca que a certificação da Sala é um reconhecimento pelos avanços nos serviços prestados, serve como parâmetro para avaliação e também e é uma forma de motivação para que sempre busquem patamares mais elevados.
Avaliação
As Salas do Empreendedor são locais mantidos pelo poder público municipal para atender os empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. Para isso, esses espaços reúnem em apenas um ponto os serviços oferecidos por várias secretarias e órgãos municipais, como Fazenda e Vigilância Sanitária, por exemplo. Na certificação, são avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas pelo link disponibilizado pela FNQ. Após, serão realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem os critérios pré-estabelecidos receberão a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Estão entre eles serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Micro Empreendedor Individual).
Para conquistar o selo Prata, além dos pré-requisitos do selo Bronze, são exigidos mais seis serviços intermediários de uma lista de oito opções, como por exemplo o atendimento do Corpo de Bombeiros, orientação para participação nas compras públicas e oferta de microcrédito. Já para ser Ouro, além dos pré-requisitos para os níveis básico e intermediário, é exigido das Salas do Empreendedor o oferecimento de pelo menos mais três serviços avançados de uma lista de quatro opções, coworking, assessoria jurídica, atendimento virtual e alvará online.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.