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Casa de carnes elimina intermediários e registra aumento de vendas

A Estância do Assador, em Caxias do Sul, resulta de longo planejamento que tem parceria do Sebrae RS

atualizado em: 14/12/18

Da Redação

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A história da casa de carnes Estância do Assador, inaugurada em agosto, em Caxias do Sul, vai muito além da abertura de mais um ponto de comércio. Por trás da mobilização dos 13 sócios está o forte espírito empreendedor que norteou cada passo muito antes da inauguração. O porta-voz do grupo, pecuarista Carlos Roberto Simm, relata que a origem de tudo está na iniciativa de um grupo de produtores rurais da região dos Campos de Cima daSerra que, em 1997, criou o Clube de Integração e Troca de Experiências (CITE120). Até hoje, eles se reúnem mensalmente em uma das propriedades para trocar ideias e compartilhar vivências nas diferentes áreas em que atuam no agronegócio, sempre em busca de soluções de mercado para seus produtos.

Com a mobilização do CITE 120, posteriormente,eles foram convidados pela Universidade de Caxias do Sul para participar do programa Redes de Cooperação, do governo gaúcho. Desta forma, em 2006, surgiu a Aproccima (Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra) com o objetivo de organizar as cadeias produtivas.“Trabalhamos para unir o produtor com a indústria e o varejo”, afirma Simm, que foi também um dos fundadores da entidade. Nesta trajetória, o Sebrae RS tornou-se um parceiro importante graças ao projeto Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte nos Campos de Altitude do RS (2015/2018) dentro do Programa Juntos para Competir, desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS. O Gestor de Projetos do Sebrae RS Claiton Mota Velho conta que foram realizadas várias intervenções para que os produtores chegassem ao estágio atual, desde consultorias técnicas e gerenciais, oficinas, dias de campo até missões técnicas a outros estados do Brasil. 

A abertura da Estância do Assador foi uma consequência natural da evolução do trabalho desses produtores. “Primeiro, organizamos a produção da porteira para dentro, depois tratamos de organizar a própria cadeia produtiva”, destaca Simm. Com a iniciativa, eles conseguiram eliminar a figura do intermediário e ter o domínio dos custos de cada etapa do processo até a venda ao consumidor. “Temos a gestão do negócio da matéria-prima até a ponta”, complementa. A carne comercializada tem rastreabilidade e certificado de Boas Práticas Agropecuárias (BPA).

A casa de carnes tem clube de clientes e ainda oferece dicas de harmonização com vinhos e cervejas artesanais, que também são vendidas no local, agregando valor ao negócio. Com os bons resultados e um crescimento mensal entre 5% a 10%, Simm já admite que há estudos de novos projetos para ampliação do empreendimento.

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