Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Mei CREDITO consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Produtor de Alegrete é destaque no Canal Rural

27/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Manejo alimentar é uma das receitas de sucesso do produtor Nerlei dos Anjos

Da Redação

O produtor Nerlei dos Anjos e a família (Foto: Arquivo Pessoal)

Alegrete – O Projeto Produtor Referência tem como objetivo contar histórias bem-sucedidas de gestão em propriedades rurais no interior do Estado. A iniciativa, que é promovida por uma parceria entre o Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) e o Canal Rural, irá veicular a terceira reportagem da série, com o produtor Nerlei dos Anjos, de Alegrete, no dia 3 de dezembro.

A fazenda Dois Angicos, em Alegrete, ficou sob responsabilidade do pecuarista no final dos anos 1980, após o falecimento do pai. Na época, somente ele e um dos irmãos manifestaram interesse em dar continuidade ao negócio. “Dos 232 hectares, comprei duas partes. Aos poucos, fui adquirindo mais animais, até que meu irmão resolveu deixar a parte dele comigo”, conta o produtor.

O contato com o projeto Polo de Bovinocultura do Pampa Gaúcho, desenvolvido pelo Programa Juntos para Competir, ocorreu em 2009. “A gente costuma achar que já sabe tudo, e muitas vezes é difícil aceitar que não é bem assim. Então quando alguém que entende aparece, é importante ouvir”, afirma Anjos. As diversas iniciativas realizadas pelo projeto, após um diagnóstico inicial, auxiliaram o empreendedor a direcionar melhor os seus negócios, a partir da economia e da sustentabilidade. “Eu, de fato, abri as porteiras, e fiz tudo aquilo que me orientaram fazer”, conta.

E funcionou. O foco principal foi a ampliação do campo nativo como alimento, que iria impactar diretamente na genética do animal. Além desse investimento, foi adquirido maquinário, como roçadeira e semeadeira, e a abertura de um poço artesiano. “Os resultados foram enormes. A qualidade do animal hoje é visível”, comemora. No início do projeto o pecuarista contava com uma média de 50 terneiros, o número saltou para 100 por ano a partir de 120 vacas de reprodução.

O trabalho de manejo alimentar, somado às capacitações nas áreas de bem-estar animal e inseminação, por exemplo, levaram Nerlei dos Anjos ainda mais longe. Tantas atividades renderam o reconhecimento de produtor do ano no prêmio Gente do Campo 2015, promovido pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e o jornal Zero Hora. “Queria ter tido todo esse suporte há uns 10 anos. Teria sido maravilhoso”, finaliza.

Propriedade cria hoje 100 terneiros por ano (Foto: Arquivo Pessoal)

A reportagem gravada na propriedade em Alegrete será veiculada no Programa Técnica Rural, no dia 3 de dezembro. Os horários (incluindo as reprises) são: quintas-feiras, às 6h30, aos sábados, às 17h30, e aos domingos, às 7 horas. A história também será exibida nos intervalos dos telejornais Mercado & Cia (1ª edição) e Jornal da Pecuária e será veiculada nas redes sociais do Canal Rural e do SEBRAE/RS.

O primeiro programa da série foi ao ar no dia 16 de outubro e apresentou o trabalho desenvolvido pelo médico veterinário e produtor rural Alexandre Kurtz Scherer, de São Sepé. O segundo caso de sucesso destacou a propriedade de Antonio Gonsiorkiewicz, de Guarani das Missões, no dia 5 de novembro. A quarta e última história será apresentada em janeiro, com participação do produtor rural Darci Malikowsi, de São Paulo das Missões.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Julho de 2018

O que a NRA Show ensinou aos empresários

SAIBA MAIS

 

19 de Julho de 2018

Resultados de 2017 superados no 3º dia da Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: