Mais buscados: mei credito Sei boas Praticas consultoria
Da Redação
Alegrete – O Projeto Produtor Referência tem como objetivo contar histórias bem-sucedidas de gestão em propriedades rurais no interior do Estado. A iniciativa, que é promovida por uma parceria entre o Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) e o Canal Rural, irá veicular a terceira reportagem da série, com o produtor Nerlei dos Anjos, de Alegrete, no dia 3 de dezembro.
A fazenda Dois Angicos, em Alegrete, ficou sob responsabilidade do pecuarista no final dos anos 1980, após o falecimento do pai. Na época, somente ele e um dos irmãos manifestaram interesse em dar continuidade ao negócio. “Dos 232 hectares, comprei duas partes. Aos poucos, fui adquirindo mais animais, até que meu irmão resolveu deixar a parte dele comigo”, conta o produtor.
O contato com o projeto Polo de Bovinocultura do Pampa Gaúcho, desenvolvido pelo Programa Juntos para Competir, ocorreu em 2009. “A gente costuma achar que já sabe tudo, e muitas vezes é difícil aceitar que não é bem assim. Então quando alguém que entende aparece, é importante ouvir”, afirma Anjos. As diversas iniciativas realizadas pelo projeto, após um diagnóstico inicial, auxiliaram o empreendedor a direcionar melhor os seus negócios, a partir da economia e da sustentabilidade. “Eu, de fato, abri as porteiras, e fiz tudo aquilo que me orientaram fazer”, conta.
E funcionou. O foco principal foi a ampliação do campo nativo como alimento, que iria impactar diretamente na genética do animal. Além desse investimento, foi adquirido maquinário, como roçadeira e semeadeira, e a abertura de um poço artesiano. “Os resultados foram enormes. A qualidade do animal hoje é visível”, comemora. No início do projeto o pecuarista contava com uma média de 50 terneiros, o número saltou para 100 por ano a partir de 120 vacas de reprodução.
O trabalho de manejo alimentar, somado às capacitações nas áreas de bem-estar animal e inseminação, por exemplo, levaram Nerlei dos Anjos ainda mais longe. Tantas atividades renderam o reconhecimento de produtor do ano no prêmio Gente do Campo 2015, promovido pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e o jornal Zero Hora. “Queria ter tido todo esse suporte há uns 10 anos. Teria sido maravilhoso”, finaliza.
A reportagem gravada na propriedade em Alegrete será veiculada no Programa Técnica Rural, no dia 3 de dezembro. Os horários (incluindo as reprises) são: quintas-feiras, às 6h30, aos sábados, às 17h30, e aos domingos, às 7 horas. A história também será exibida nos intervalos dos telejornais Mercado & Cia (1ª edição) e Jornal da Pecuária e será veiculada nas redes sociais do Canal Rural e do SEBRAE/RS.
O primeiro programa da série foi ao ar no dia 16 de outubro e apresentou o trabalho desenvolvido pelo médico veterinário e produtor rural Alexandre Kurtz Scherer, de São Sepé. O segundo caso de sucesso destacou a propriedade de Antonio Gonsiorkiewicz, de Guarani das Missões, no dia 5 de novembro. A quarta e última história será apresentada em janeiro, com participação do produtor rural Darci Malikowsi, de São Paulo das Missões.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Janeiro de 2025Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália
SAIBA MAIS17 de Janeiro de 2025
Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.