
Mais buscados: MEi CREDITO Sei BOAS Praticas consultoria

Da Redação
Caxias do Sul – Uma agricultura mais segura e uma oportunidade de mercado. Os agricultores que desejam fornecer hortaliças para as Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS) terão de conhecer e aplicar as regras que garantam maior proteção aos alimentos. Para ajudar a levar informações e conscientizar os produtores rurais, a entidade está promovendo em todo o Estado uma série de seminários sobre o tema. O 2º Seminário Regional sobre Alimento Seguro ocorre nesta quarta-feira, 19 de julho, a partir das 13h, no Restaurante Tulipa, localizado no Parque da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431, no bairro Nossa Senhora da Saúde), em Caxias do Sul. O evento é gratuito, com informações e confirmação de presença pelo telefone 0800-570-0800.

Produtores de frutas, legumes e verduras serão capacitados para o correto manejo do alimento (Foto: Banco de Imagens)
Os seminários fazem parte de uma programação promovida pelo Grupo de Trabalho Alimento Seguro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ceasa/RS e Emater/RS e conta ainda com a participação do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS).
A gestora de projetos do SEBRAE RS na Serra Gaúcha, Angélica Brandalise, conta que estão sendo convidados os agricultores que participam das práticas de qualificação da horticultura da região e os que fornecem para as empresas que compõem a Associação Gaúcha de Supermercados. A unidade do Ceasa, de Caxias do Sul, e a Secretaria Municipal de Agricultura, também estão mobilizados. “O objetivo é levar 300 participantes para o seminário”, conta Angélica.
O diretor técnico-operacional da Ceasa/RS, Ailton dos Santos Machado, explica que o evento é uma forma de conscientizar os produtores rurais sobre as questões de segurança alimentar, uso correto de agrotóxicos e legislações a respeito do tema. “A participação no seminário irá garantir aos participantes que desejarem fornecer para a Ceasa/RS a introdução dos conteúdos e a prioridade nos cursos para receber o certificado de Boas Práticas Agrícolas”, informa.
Mais de 2 mil micro e pequenas propriedades são responsáveis pelo fornecimento de hortaliças para as centrais de abastecimento do Estado. No final de junho, a atividade estreou em São Sebastião do Caí. Depois de Caxias do Sul, os seminários serão realizados na Região Metropolitana, em Viamão, no dia 16 de agosto, e em Terra de Areia, no dia 13 de setembro.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.