Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Credito SEI boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Certificação em Gestão Escolar beneficia 100 gestores de escolas de Pelotas

Iniciativa é uma das entregas do eixo Educação do Programa Cidade Empreendedora

atualizado em: 27/06/23

Da Redação

COMPARTILHE

Liderança, gestão de pessoas, legislações do MEC, gestão democrática na educação, gestão financeira e captação de recursos. Estas são algumas das principais competências adquiridas por um grupo de 100 gestores de Escolas Públicas de Pelotas que receberam Certificação em Gestão Escolar. A formação é uma das entregas do eixo Equação do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae RS em parceria com a Prefeitura Municipal no âmbito do eixo Educação. 

De acordo com a Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação de Pelotas, Cristiane Quiumento, o município está investindo em uma visão de empreendedorismo de maneira social, buscando desenvolver os serviços oferecidos à comunidade que impactem positivamente, solucionando os problemas enfrentados pela sociedade. “A Educação Empreendedora tem se diferenciado da educação tradicional por estimular habilidades de adaptação a novas situações com proatividade.

Ela é percebida como um dos pilares educacionais deste século. A sua inserção como área de conhecimento na Educação Básica, permite o desenvolvimento de competências para a vida social, fazendo com que o sujeito seja autônomo, cooperativo, crítico e se reconheça como cidadão”, destaca. As certificações foram entregues no último dia 19/06, em encontro realizado no auditório do Pelotas Parque Tecnológico. O evento teve a presença da Secretária Municipal de Educação, Adriane Silveira; da Diretora de Educação, Cristiane Quiumento; e do Gerente Regional do Sebrae RS, Ciro Vives. 

Na oportunidade, foi realizada ainda a palestra sobre “Inovação na Educação” com a diretora do colégio Lumiar e assessora pedagógica da Aldeia Lumiar, Soledad Gomes.  A atividade teve como objetivo levar aos gestores a perspectiva de que é possível adaptar a realidade das escolas a uma educação mais inovadora e transformadora, trabalhar sob a ótica de projetos interdisciplinares, que contribuam com a formação integral do estudante. 

Para a Analista de Educação do Sebrae RS, Bruna Costa da Silva, a formação subsidia o diretor quanto às atribuições do seu papel, podendo se reconhecer como líder na comunidade escolar. “Percebemos a rede que se formou entre escolas após a reunião das equipes diretivas proporcionada pela formação. Gerou acolhimento e contribuiu para o senso de pertencimento a um movimento de transformação na educação que hoje o município está vivenciando, especialmente pela inclusão de novos componentes curriculares que irão proporcionar ao estudante repertório para realizar escolhas mais conscientes”, avalia. 

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: