Mais buscados: mEI crédito SEI Boas praticas Consultoria
Da Redação
Com a adesão de Uruguaiana ao Programa Cidade Empreendedora, ocorrida em maio de 2020, foram realizadas diversas ações em diferentes áreas no município, sempre com o objetivo de simplificar processos, valorizar as potencialidades locais e criar um ambiente favorável ao empreendedorismo. Uma das principais ações realizadas pelo Cidade Empreendedora foi a elaboração do Diagnóstico Municipal. Trata-se de uma análise realizada pelo Sebrae RS com base nos dados socioeconômicos e que serve de referência para a tomada de decisões da administração municipal voltadas ao desenvolvimento.
Foi constatado que para Uruguaiana continuar crescendo, gerando riqueza e melhorando a distribuição de renda, o desenvolvimento dos serviços e da indústria tem que acontecer em paralelo à agropecuária. Para tanto, deve haver um ambiente de negócios favorável não apenas para que os pequenos negócios possam crescer, mas também para que o município possa atrair investimentos de médio e grande porte. Uruguaiana já conta com diversas iniciativas que tornam o ambiente de negócios mais favorável. A consolidação dessas ações e, principalmente, o avanço em medidas que tornem o município mais atraente para novos negócios e para garantir a competitividade dos negócios já instalados, é considerada uma condição fundamental para a promoção do crescimento sustentado.
Outra entrega relevante foi a capacitação dos atendentes da Sala do Empreendedor e que também passou a contar com um sistema informatizado de registro de atendimentos, em vez de anotações manuais em planilhas, o que pode levar à perda de informações. O sistema de registro tem funcionalidades que permitem uma melhor gestão dos atendimentos realizados, como por exemplo, quantidade de atendimentos diários e mensais, tempo médio, quantidade de casos por atendentes, além da possibilidade de gerar relatórios com os dados de cada consulta realizada.
Uruguaiana também recebeu uma consultoria voltada à capacitação para entrega da documentação necessária para a adesão do município ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). O município já tem o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), mas falta o SISBI para poder comercializar os produtos de origem animal em outros municípios. Esse trabalho deverá se estender ao longo do primeiro semestre de 2021 para entrega da documentação necessária à adesão.
No primeiro momento, foi feito um diagnóstico de adequação e conformidade dos procedimentos técnicos e administrativos do SIM, bem como de sua legislação sanitária, considerando os requisitos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal para estabelecer plano de trabalho para adequação das atividades e ações do SIM. Também está previsto o acompanhamento da implantação e execução do plano de trabalho, com orientações quanto aos ajustes e adequações dos procedimentos. “O município deseja muito conseguir o SISBI e está trabalhando para que seja alcançado”, afirma a gestora de projetos do Sebrae RS, Mônica de Alencastro Guimarães.
Município segue avançando
As iniciativas continuam com foco também em educação empreendedora, adesão à Rede Simples e adequação dos processos de licitação. No caso da educação empreendedora, uma das entregas programadas é o Workshop Online de Professor Empreendedor que já conta 180 professores mobilizados e divididos em seis turmas. O início dos encontros online está previsto para o dia 08 de junho com o objetivo de despertar o professor como empreendedor e auxiliar no reconhecimento de competências empreendedoras de cada indivíduo.
“É um processo que incentiva a mudança mental através do olhar para o interior e da possibilidade de explorar opções antes limitadas pelo pensamento, potencialização a criatividade e empodera o professor ao promover o autoconhecimento e reflexão acerca das suas próprias características”, destaca Mônica. Uma das características do eixo Educação Empreendedora é buscar transformar o olhar do profissional da educação e reconhecer nos estudantes características empreendedoras.
Em relação às compras públicas, o foco é tornar esse processo mais acessível aos pequenos negócios e, para tanto, será feita uma pesquisa entre os empresários locais para avaliar a participação nas aquisições públicas e como melhorar esse item. Também será elaborada uma cartilha com orientações para ingresso nas licitações e um plano anual de compras públicas. Outra ação em andamento é o levantamento do atual cenário turístico de Uruguaiana, com análise do seu potencial, dos pontos fortes e os que podem ser melhorados.
O Radar Turístico está em fase de finalização e é considerado uma ferramenta importante para pautar a estratégia do município para qualificação do setor, atração de novos investimentos e fortalecimento da rede existente. Para tanto, uma série de iniciativas já estão em andamento entre as quais a reordenação do funcionamento do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR que estava desativado.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.