Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Com 1.495 vagas, economia criativa ganha programa de qualificação profissional

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e o Sebrae RS, “Caravanas RS Criativo” foi lançado nesta segunda-feira (17/07)

atualizado em: 18/07/23

Da Redação

COMPARTILHE

Uma trilha de capacitação gratuita para qualificar empreendedores de pequenas empresas gaúchas que atuam na chamada Economia Criativa em nichos como design, moda, artesanato, arte e música. Assim pode ser resumido o programa “Caravanas RS Criativo”. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e o Sebrae RS, a iniciativa poderá beneficiar até 1.495 empreendedores em três diferentes módulos de capacitação a serem realizados entre os meses de julho e novembro.  

O lançamento do programa foi realizado nesta segunda-feira (17/07), no espaço SebraeX do Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O cronograma completo das capacitações, informações adicionais e inscrições podem ser acessadas clicando aqui.

“Cada vez mais a economia criativa é vista como um segmento econômico relevante e que merece toda a nossa atenção. É uma cadeia geradora de emprego que pode contribuir muito para o Estado. Queremos oportunizar ferramentas para que esses empreendedores possam desenvolver ainda mais seus negócios”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.

As entregas do programa ocorrerão em três grandes frentes. Entre os meses de julho e novembro, 10 palestras online com limite de 100 vagas cada irão abordar temas técnicos como Marketing Digital, Vendas, Liderança, Transformação Digital, Branding, entre outros.  

Além disso, nove trilhas de capacitação – “Caravanas” – serão realizadas entre os meses de agosto e outubro, também de forma online e segmentadas por região, com 45 vagas limitadas por edição. Cada caravana irá englobar uma trilha de oito oficinas temáticas e um bootcamp “Empreendedorismo em Ação” como etapa de fechamento, totalizando 28 horas de atividades. A iniciativa é destinada a quem busca começar, redesenhar ou melhorar o modelo de negócio da empresa para crescer no mercado e, ao mesmo tempo, desenvolver uma postura mais empreendedora. É uma capacitação que utiliza ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios. 

Finalmente, nos meses de outubro e novembro, três edições presenciais do Empretec serão realizadas nas cidades de Gravataí, Capão da Canoa e Caxias do Sul, contemplando 30 vagas por município. Aplicado em mais de 40 países, o Empretec é um programa de capacitação criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e visa o desenvolvimento de um comportamento empreendedor habilitador para a identificação de novas oportunidades de negócios. Durante uma imersão de 60 horas de atividades, os indivíduos desenvolvem competências emocionais como iniciativa, persistência, independência e autoconfiança, passando por noções completas associadas ao mundo do trabalho, como qualidade, eficiência, metas, gestão e planejamento estratégico.

“Estamos cumprindo um papel muito importante, intensificando e levando a mais regiões iniciativas que fomentem a economia e a atuação desses empreendedores de negócios criativos”, avalia a Coordenadora do programa RS Criativo, Carolina Biberg Maia. 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Julho de 2024

Sala do Empreendedor de Cruz Alta realiza mais de 4 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024

SAIBA MAIS

 

15 de Julho de 2024

Evento em Gramado vai colocar os terroirs brasileiros em pauta

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/07/2024 14:30

Divulgar a gastronomia e paisagens gaúchas são apostas para retomar o turismo no RS

Sebrae RS Podcast 12/07/2024 13:00

Retomada dos pequenos e médios negócios de varejo é tema de podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: