Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Com 1.495 vagas, economia criativa ganha programa de qualificação profissional

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e o Sebrae RS, “Caravanas RS Criativo” foi lançado nesta segunda-feira (17/07)

atualizado em: 18/07/23

Da Redação

COMPARTILHE

Uma trilha de capacitação gratuita para qualificar empreendedores de pequenas empresas gaúchas que atuam na chamada Economia Criativa em nichos como design, moda, artesanato, arte e música. Assim pode ser resumido o programa “Caravanas RS Criativo”. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e o Sebrae RS, a iniciativa poderá beneficiar até 1.495 empreendedores em três diferentes módulos de capacitação a serem realizados entre os meses de julho e novembro.  

O lançamento do programa foi realizado nesta segunda-feira (17/07), no espaço SebraeX do Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O cronograma completo das capacitações, informações adicionais e inscrições podem ser acessadas clicando aqui.

“Cada vez mais a economia criativa é vista como um segmento econômico relevante e que merece toda a nossa atenção. É uma cadeia geradora de emprego que pode contribuir muito para o Estado. Queremos oportunizar ferramentas para que esses empreendedores possam desenvolver ainda mais seus negócios”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.

As entregas do programa ocorrerão em três grandes frentes. Entre os meses de julho e novembro, 10 palestras online com limite de 100 vagas cada irão abordar temas técnicos como Marketing Digital, Vendas, Liderança, Transformação Digital, Branding, entre outros.  

Além disso, nove trilhas de capacitação – “Caravanas” – serão realizadas entre os meses de agosto e outubro, também de forma online e segmentadas por região, com 45 vagas limitadas por edição. Cada caravana irá englobar uma trilha de oito oficinas temáticas e um bootcamp “Empreendedorismo em Ação” como etapa de fechamento, totalizando 28 horas de atividades. A iniciativa é destinada a quem busca começar, redesenhar ou melhorar o modelo de negócio da empresa para crescer no mercado e, ao mesmo tempo, desenvolver uma postura mais empreendedora. É uma capacitação que utiliza ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios. 

Finalmente, nos meses de outubro e novembro, três edições presenciais do Empretec serão realizadas nas cidades de Gravataí, Capão da Canoa e Caxias do Sul, contemplando 30 vagas por município. Aplicado em mais de 40 países, o Empretec é um programa de capacitação criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e visa o desenvolvimento de um comportamento empreendedor habilitador para a identificação de novas oportunidades de negócios. Durante uma imersão de 60 horas de atividades, os indivíduos desenvolvem competências emocionais como iniciativa, persistência, independência e autoconfiança, passando por noções completas associadas ao mundo do trabalho, como qualidade, eficiência, metas, gestão e planejamento estratégico.

“Estamos cumprindo um papel muito importante, intensificando e levando a mais regiões iniciativas que fomentem a economia e a atuação desses empreendedores de negócios criativos”, avalia a Coordenadora do programa RS Criativo, Carolina Biberg Maia. 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: