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Da Redação
Manter a crescente dos últimos anos é a estratégia que rege o futuro da Dankana, fabricante de produtos para artes marciais de Erechim. Em 2022, a empresa participante do projeto Conexão Indústria Moda Norte, do Sebrae RS, ampliou seu mix de produtos, investiu em marketing e tráfego. As medidas fizeram o negócio crescer e atingir todos os estados brasileiros, além de chegar aos mercados do Uruguai, Colômbia e Espanha. O resultado foi um crescimento de 68% no faturamento, com relação ao ano anterior. Para 2023, é crescer mais 50%.
De acordo com a sócia-proprietária da Dankana, Laudi Spironello, a expectativa para este ano se dá por conta do aquecimento do setor. “A filosofia de vida e a disciplina transmitida pelas artes marciais são cada vez mais necessárias no mundo atual. Além disso, há o fato de que atletas brasileiros têm obtido destaque em campeonatos nacionais e internacionais, o que ajuda a promover a prática das artes marciais”, afirma.
O presente que virou negócio
A empresa surgiu de maneira inusitada, conforme conta Laudi. “Minha mãe e eu tínhamos uma fábrica de uniformes empresariais, mas no Natal de 2015, queríamos presentear o meu sobrinho com um kimono de karatê. Tivemos dificuldade para encontrar o presente, decidimos fabricar nós mesmas e recebemos elogios da sensei. Sendo assim, percebemos que o mercado de artigos para artes marciais passava por uma carência e decidimos investir nisso”, lembra. A empresária conta que desde a entrega da primeira encomenda, em janeiro de 2016, a empresa voltou-se somente para o mercado das artes marciais – em sua origem, realizava a confecção de uniformes para o trabalho.
Se no início o foco eram os kimonos de karatê, atualmente a empresa produz artigos para outras modalidades, como Jiu-Jitsu,Taekwondo, Hapkido e Shorinji Kempo – sendo a única empresa autorizada a produzir uniformes com a logo da arte na América do Sul.
Atenção ao mercado é essencial
Diferentemente do que se pode imaginar, o negócio no ramo dos uniformes empresariais ia bem antes da mudança de mercado. O novo rumo foi uma opção, conforme explica Laudi. “Estávamos indo bem no ramo dos uniformes empresariais, mas vimos uma grande oportunidade no mercado de artigos para artes marciais e decidimos mudar”, conta.
Para o gestor de projetos do Sebrae RS, Gladistom Deliberali, a mudança mostra o quanto a atenção ao cenário mercadológico é importante para o bom desenvolvimento dos negócios. Essa é uma das muitas estratégias desenvolvidas pelo programa da organização. “A Laudi e os sócios viram na dificuldade de encontrar um produto uma carência no mercado e isso explica o grande crescimento da empresa desde sua abertura. A Dankana com certeza é um case de sucesso no que diz respeito a aproveitar bem as oportunidades”, diz.
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