Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS Consultoria
Da Redação
Após mais de um mês fechado, o comércio de Porto Alegre começa a reabrir aos poucos. A medida segue o Decreto 20.564, publicado em edição extra do Diário Oficial na noite de sábado, que permite a retomada das atividades a partir de terça-feira, 5 de maio. A medida trouxe especificidades às novas normas para o funcionamento do comércio e dos serviços: os estabelecimentos terão de seguir regras de higiene, fornecendo máscaras aos colaboradores, e restringindo a circulação de pessoas para evitar a propagação do coronavírus.
“Estamos de volta”, diz o post no Instagram do Restaurante Fuê, que fica na Rua dos Andradas – Centro de Porto Alegre. O local ficou fechado por mais de 45 dias e começou o processo para a retomada das atividades, mas apenas com os serviços de delivery e take-away (retirada na porta). “A retomada está sendo bem lenta. Nesse primeiro dia, fizemos apenas quatro entregas, isso que entregamos gratuitamente. Não houve um planejamento prévio para a reabertura, investimos na divulgação pelas redes sociais, para que as pessoas saibam que estamos funcionando novamente, e retiramos os pedido por telefone, whatsapp ou como o cliente preferir fazer contato”, explica Heraldo Fuê, proprietário do restaurante.
O Fuê está tomando todos os cuidados. Distribuiu cinco máscaras laváveis aos funcionários, que, antes de começarem as atividades, lavam as mãos com sabão anti-bactericida. A louça toda é polida com álcool 70%, após serem usadas. “Já fazíamos isso, só retomamos a nossa rotina de higiene”, comenta o empresário.
O número de empresas impactadas por conta da pandemia ultrapassa 70% nesta última semana, segundo os dados mais recentes da pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise. Segundo o gerente do Sebrae RS na região metropolitana, Paulo Cesar Bruscato, abrir o comércio tende a trazer benefícios econômicos, no entanto, o empreendedor não pode colocar todas as expectativas da retomada dos negócios na reabertura do comércio, pois o comportamento de consumo se modificou abruptamente.
“É preciso avançar na revisão dos modelos de negócio. Conter despesas, alongar o fluxo de caixa e apostar em um novo formato de relação com os clientes são algumas dicas. Inovar deve ser a palavra de ordem no cotidiano do empreendedor. Em outras palavras, é necessário reinventar o jeito de se relacionar com os clientes e ir ao encontro dos mercados, sendo digital e ou presencialmente, respeitando obviamente os decretos vigentes. Acontece que os empresários estão muito pressionados e às vezes essa ficha não cai”, destaca o gerente.
Para isso, o Sebrae RS tem uma rede de atendimento 100% remota e pode ser acessada por meio do telefone 0800.570.0800, das 10h às 16h, e também no sebraers.com.br, via chat, das 9h às 18h. Além disso, na página sebraeaoseulado.com.br, o empreendedor encontra informações, conteúdos e ferramentas sobre as melhores práticas a serem adotadas em tempos de dificuldade, a fim de minimizar prejuízos.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.