
Mais buscados: MeI credito SEI Boas práticas consultoria

Da Redação
O Sebrae RS está levando uma comitiva de 8 gestores públicos de seis municípios do centro do Rio Grande do Sul para a IV edição do Transformar Juntos, evento promovido pelo Sebrae Nacional, que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2025, no Royal Tulip, em Brasília/DF. O evento tem como propósito debater temas estratégicos relacionados à simplificação de processos de abertura e legalização de empresas, ao fortalecimento da produtividade dos pequenos negócios e à promoção de boas práticas em Compras Públicas.
O objetivo da participação da comitiva é se integrar ao debate técnico e a troca qualificada de experiências entre gestores públicos, lideranças locais, agentes de desenvolvimento e instituições. Nesta edição, o evento contará ainda com uma pauta especial sobre desenvolvimento sustentável diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e a formação de coalizões como estratégia para a solução de problemas públicos.
A comitiva do Sebrae RS inclui representantes de seis municípios:
Moedas sociais de Santiago serão apresentadas em painel:
Entre as atividades do evento, no dia 24 de julho, das 14h às 15h30, ocorrerá o painel “Bancos Comunitários e Moedas Sociais”, que contará com a participação do prefeito de Santiago, Marcelo Gorski de Matos. Ele apresentará os projetos Pila Verde e Pila Azul, iniciativas de destaque em educação ambiental e inclusão social da cidade. O painel contará também com a participação de Adinaldo do Nascimento Santos, ex-prefeito de Indiaroba/SE (2016 a 2024); Joaquim Melo, teólogo e especialista em desenvolvimento local, com atuação destacada em bancos comunitários e moedas sociais; e Marianita Mendonça, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/SE.
Sobre o Pila Verde e Pila Azul
O Pila Verde foi criado com o propósito de incentivar a compostagem e a separação correta de resíduos orgânicos. Por meio dele, moradores podem trocar restos de alimentos por cédulas fictícias que podem ser utilizadas na compra de alimentos agroecológicos, produtos em feiras locais e serviços ofertados pelo município. O projeto contribui para reduzir o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário, estimular a economia solidária e fortalecer a agricultura familiar.
Já o Pila Azul amplia a proposta para os resíduos recicláveis, como plástico, papel, vidro, latinhas e garrafas PET. Os materiais podem ser trocados por cédulas que variam de 1 a 20 “Pilas Azuis” e que dão acesso gratuito a quadras esportivas, ginásios, campeonatos e ações de lazer promovidas pelo poder público. A moeda também valoriza a cultura e o pertencimento local, homenageando na arte das cédulas personalidades santiaguenses e elementos da flora nativa.
Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site oficial: www.transformarjuntos2025.com.br
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.