Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito SEI boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Competitividade na indústria é tema de palestra no Encadear Summit 2019

Head de Engenharia Mercedes-Benz do Brasil, Rafael Gazzi, tratou do assunto durante a tarde desta terça-feira, 1º de outubro

atualizado em: 01/10/19

Da Redação

COMPARTILHE

A tarde desta terça-feira foi para discutir a competitividade, os rumos da indústria 4.0 e os exemplos para otimizar produções industriais no Encadear Summit – Fórum de Encadeamento Produtivo, que faz parte da programação da 28º Mercopar. “Digitalização como vetor de competitividade na indústria” foi o tema da palestra realizada por Rafael Gazzi, Head de Engenharia Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina.

Competitividade na indústria é tema de palestra no Encadear Summit 2019

A empresa reduziu em 39% o lead (tempo da produção) de um caminhão, por exemplo, com a implementação da Indústria 4.0 (Foto Rafael Cavalli)

Gazzi começou contextualizando o setor da indústria 4.0 e trazendo a pesquisa realizada pela Fiesp em parceria com o Senai-SP, que mostra uma redução de 7% na produtividade da indústria brasileira entre 2006 e 2016. O levantamento também apontou que, somente 41% das indústrias no Brasil usam lean manufacturing ou sistema de produção enxuta. “Tem muita gente falando sobre a indústria 4.0, mas pouca gente trabalha efetivamente com isso”, enfatizou o engenheiro.

Ele deu diversos exemplos de processos que foram adotados pela Mercedes-Benz para otimizar a produção de veículos. Entre eles, a simulação digital de projetos, um óculos de realidade virtual para melhorar e prever a manutenção de peças, a inserção de robôs que fazem o deslocamento de peças dentro da fábrica, eliminando a necessidade de uma pessoa que caminhava cerca de 24 quilômetros por dia, entre outros. Para se ter uma ideia, em apenas um desses processos, a empresa conseguiu uma redução de desperdícios que chega a 71%. Isso aconteceu quando implementou um sistema que imprime previamente peças de protótipos, através de uma impressora 3D. Assim, foi possível testá-las antes de colocá-las para fabricação na linha de produção.

O uso da tecnologia Dashboard em tempo real foi mais um dos processos que ajudou a Mercedes-Benz a otimizar fabricação e a linha de produção de caminhões. Através dele, os dados são colhidos por diversos sistemas e sensores na fábrica e enviado para um sistema na nuvem. Assim, é possível monitorar toda essa linha de produção, o estoque, prever a troca de peças, a manutenção de máquinas, entre outros. E tudo pode ser monitorado através de um smartphone. Como prova dessa tecnologia, Gazzi tirou o telefone do bolso e mostrou para o público a tela, indicando quais setores estavam funcionando, quais estavam parados na fábrica e por quais motivos.

“Não fazemos indústria 4.0 na Mercedes porque é legal. Fazemos porque ela gera resultados. Conseguimos reduzir em 39% o lead (tempo da produção) de um caminhão, ganhamos 20% na eficiência da logística e temos como meta a redução de 25% em falhas até 2020”, apontou o engenheiro.

A Mercedes-Benz também tem uma preocupação com as pessoas, de acordo com Gazzi. “Elas estão no centro do ecossistema da tecnologia. Ela nos ajuda a fazer um trabalho com melhor qualidade e mais ergonomia. A tecnologia vem para empoderar as pessoas e não para substituí-las. É nossa responsabilidade trabalhar na capacitação delas para operar essas novas tecnologias”, destacou.

Ao fim da palestra, o engenheiro ainda mostrou um vídeo, ilustrando tudo o que foi relatado sobre os processos para aperfeiçoar a linha de montagem da Mercedes-Benz, mostrando que a tecnologia está a serviço da indústria, das pessoas e que ela pode reduzir custos e ainda melhorar processos.

Encadear Summit 2019

Encadear Summit 2019 – Fórum de Encadeamento Produtivo é um evento de referência nacional que tem como objetivo contribuir para melhorar a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre grandes e pequenas empresas. O evento, que faz parte da programação da 28ª Mercopar, aconteceu ao longo de toda esta terça-feira, 1º de outubro, e caracteriza-se como um dos mecanismos mais importantes para melhorar a cadeia produtiva. A programação priorizou discussões e trocas de experiências sobre as oportunidades de projetos de encadeamento produtivo entre empresas âncoras, micro e pequenas efetivas e potenciais, fornecedoras de grandes marcas, com palestras e painéis, trazendo muito conhecimento e experiências para uma plateia lotada ao longo de todo o dia. 

A feira

A Mercopar – Feira de Inovação Industrial é a melhor maneira de conectar grandes e pequenas empresas das novidades do setor. A 28ª edição do evento, realizado pelo Sebrae RS e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), é a oportunidade perfeita para troca de conhecimento e a construção de relacionamentos que podem impulsionar parcerias e negócios. A Mercopar ocorre de 1º a 3 de outubro no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

14 de Novembro de 2025

Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação

SAIBA MAIS

 

13 de Novembro de 2025

Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: