Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito Sei boas práticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Contos da Catedral: imersão em cultura e arte

Umas das mais antigas igrejas do Estado, em Pelotas, ganha roteiro turístico especializado.

atualizado em: 19/09/18

Da Redação

COMPARTILHE

Uma igreja, uma história. A partir do dia 27 de setembro, o município de Pelotas passa a contar com mais uma atração planejada para atender turistas de forma profissional. O Passeio Turístico Contos da Catedral será inaugurado com a participação de convidados na catedral São Francisco de Paula, mas, já no mesmo dia, o roteiro abre para grupos que podem variar entre 15 e 20 pessoas. Ao longo de 45 minutos, no mínimo, a ideia é realizar caminhadas guiadas nas dependências da igreja e no entorno, para conhecer de perto os encantos que nela residem há mais de 200 anos.

Contos da Catedral: imersão em cultura e arte

Catedral de Pelotas (Foto: IPHAE)

O responsável pelo roteiro é o museólogo Everton Lautenschalger, que trabalha no local há quatro anos. Incentivado pela grande procura de pessoas que naturalmente queriam saber mais sobre a bela igreja, ele contou com o apoio do Sebrae RS, por meio do Projeto Pelotas Turismo Cultural, e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Prefeitura Municipal de Pelotas. “Ao formatar um roteiro turístico como atração na cidade, esperamos que a própria Catedral também seja beneficiada. Recursos importantes para a manutenção e restauração farão a diferença para a preservação local”, acredita o profissional à frente do trabalho.

A catedral São Francisco de Paula é um patrimônio artístico, histórico e cultural da cidade reconhecido recentemente em nível federal com o tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Antes disso, já havia a chancela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE). “A atual configuração é de 1950, quando houve a inauguração das pinturas e acabamentos feitos pelos artistas italianos Aldo Locatelli e Emilio Sessa, que vieram ao País para se dedicar à arte sacra. Eles foram indicados por João Paulo II que ainda não era Papa”, ensina Lautenschalger.

Para a gestora do projeto junto ao Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud, o incentivo à organização do passeio atende um dos resultados do projeto Pelotas Turismo Cultural que é a formatação de novos produtos turísticos em Pelotas. A composição do Contos da Catedral teve a consultoria especializada em turismo cultural de Vlademir Roman e Ceres Storchi. “Os profissionais deram total apoio para a ideia, uma vez que Pelotas oferece riqueza histórica forte ao Rio Grande do Sul”, comenta ela.

Os visitantes contarão com a visita guiada para admirar os tesouros artísticos e religiosos que lá se encontram. Também a arquitetura e suas curiosidades marcam o endereço como atração da cidade. Durante as caminhadas, locais normalmente não acessíveis ao público em geral poderão ser vistos. Em todos os grupos, ao final, será possível degustar uma taça de vinho e comer um pastel de Santa Clara, um dos doces mais tradicionais produzidos, justamente, pela cultura dos Doces de Pelotas. O valor do ingresso está estipulado em R$ 20,00.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: