
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação

Cruz Alta – O primeiro semestre de 2015 foi de bons resultados para a unidade de Cruz Alta do SEBRAE/RS. O aumento significativo do número de atendimentos é fruto de ações que compreendem cursos, oficinas, palestras, missões empresariais e parcerias com prefeituras municipais da região. Foram 5 mil orientações nos seis primeiros meses do ano.
Conforme ressalta a técnica da Regional Planalto Katia Michele Passinatto, “a região teve um resultado muito positivo, e a unidade de Cruz Alta acompanhou essa evolução. O número de atendimentos cresceu além do que havíamos projetado”, comemora. Para se ter uma ideia, em 2014, nesse mesmo período de avaliação, foram registradas 1.750 orientações.
Entre as ações aplicadas para estimular os empreendedores e a formalização de novas empresas, a técnica destaca os cursos de Planejamento Estratégico “Na Medida” e de Atendimento ao Cliente; as palestras como a da Nota Fiscal Eletrônica, realizadas em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cruz Alta (CDL) e a de Atendimento ao Cliente – Como Satisfazer e Encantar seus Clientes e Liderança para Resultados, além das missões empresariais para outros municípios.
Kátia explica que as parcerias realizadas com as prefeituras municipais de outras cidades da região também contribuíram com o sucesso dos atendimentos. “Essas ações ampliam o nosso trabalho, permitindo alcançarmos um número maior de empreendedores e, assim, potencializar os resultados”, disse. As cidades envolvidas foram Salto do Jacuí, Jacuizinho, Campos Borges, Selbach, Colorado, Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff, Boa vista do Incra, Boa Vista do Cadeado, Santa Barbara, Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos.
A empresária Sinara Helena dos Santos Dorneles da Fontoura foi uma das beneficiadas. Desde que formalizou o seu negócio, em 2013, ela vem participando de capacitações de gestão no SEBRAE/RS. “Sempre trabalhei no comércio. Há 3 anos, comecei a trabalhar por conta própria vendendo roupas”, conta. Em pouco tempo, Sinara inseriu o comércio das peças dentro de uma estética, e as vendas cresceram tanto que foi necessário procurar o próprio ponto, no centro de Cruz Alta. Assim nasceu a Bella Modas Feminina.
“Como gosto de tudo organizado tratei logo de formalizar meu negócio. Isso me trouxe muitos benefícios. Com o CNPJ, eu passei a ter inclusive desconto para compras em atacado”, disse. O constante aperfeiçoamento, em áreas como vendas, atendimento ao cliente, gestão empresarial e gestão visual contribuíram para que o negócio crescesse ainda mais. A empresa saiu da classificação de Microempreendedor Individual (MEI) e hoje está classificada como microempresa. “O próximo passo será expandir a loja para outros segmentos, com roupas masculinas, a pedido das clientes, e inscrever minha história no Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios”, ressalta a empresária. A distinção premia os melhores casos de mulheres empreendedoras no Estado e no País.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.