Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Crédito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cruz Alta reduz em 87% o tempo médio de abertura de empresas

O avanço faz parte de um conjunto de ações do Eixo de Desburocratização do Programa Cidade Empreendedora aplicado no município

atualizado em: 22/12/23

Da Redação

COMPARTILHE

Desde 2021, o município de Cruz Alta tem sido um exemplo de transformação e eficiência no âmbito empresarial por integrar o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS. Com a implementado de uma série de ações, diversas iniciativas foram realizadas principalmente para diminuir a burocracia no município. O destaque dessa transformação é a significativa diminuição no tempo médio para a abertura de empresas que reduziu aproximadamente 87.6%. Essas ações, ao reduzirem a burocracia, contribuem significativamente para um ambiente de negócios mais ágil e favorável ao empreendedorismo local e fazem parte de uma série de iniciativas do Eixo de Desburocratização do Programa.

Os Dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) indicam uma evolução expressiva no município: de 5 dias e 1 hora em 2019 para apenas 15 horas em 2023. Este avanço posiciona a cidade perto da média estadual do Rio Grande do Sul, que hoje é de 13 horas.

O Eixo de Desburocratização do Programa Cidade Empreendedora, implementado em Cruz Alta, representa um conjunto de iniciativas estratégicas destinadas a simplificar e agilizar os processos administrativos para empresas. Este eixo inclui consultorias especializadas para a simplificação dos procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas, a implementação do licenciamento automático municipal, e a otimização dos serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor.

Além disso, engloba a capacitação dos atendentes, a criação de folhetos informativos para MEIs, a implementação de um sistema de controle e registro de atendimentos, o desenvolvimento de um projeto de ambientação para a Sala do Empreendedor e a realização de pesquisas de satisfação, visando aprimorar continuamente a experiência do usuário.

Esse é um dos avanços e conquistas que ocorram em Cruz Alta, conforme explica a Prefeita de Cruz Alta, Paula Facco Librelotto, e ressalta sobre o empenho do Cidade Empreendedora: “atuamos principalmente na simplificação dos processos, no dinamismo e na fluidez, tornando a máquina pública mais eficiente e receptiva aos empreendedores, mas principalmente promovendo a cultura do empreendedorismo e da inovação”.

Para o Gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Michel Kesseler, a implementação de políticas públicas eficazes na redução da burocracia é fundamental para criar um ambiente de negócios saudável e propício ao empreendedorismo: “ao simplificar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas, apoiamos o crescimento econômico, inovação e o desenvolvimento sustentável. Ações focadas na desburocratização podem transformar positivamente o cenário empresarial. Essas iniciativas são essenciais para que os empreendedores possam se concentrar no que realmente importa: crescer e desenvolver seus negócios”.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ 

Imagem: Prefeitura de Cruz Alta.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: