Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Cultivo Protegido terá demonstrações e oficinas técnicas durante toda a Expointer 2023

Programa Juntos Para Competir mostra técnicas que permitem o manuseio estratégico de diferentes culturas

atualizado em: 29/08/23

Da Redação

COMPARTILHE

Técnica cada vez mais empregada na produção agrícola visando à minimização de externalidades – como clima, pragas e doenças –, o Cultivo Protegido será um dos temas de maior destaque apresentados pelo Programa Juntos Para Competir (JPC) na Expointer 2023. O público que circular pelo estande da iniciativa articulada pela Farsul, Senar-RS e Sebrae RS poderá conferir de perto exemplos reais que demonstram as vantagens da utilização das chamadas “estufas” para o manuseio mais assertivo, flexível e estratégico de culturas que vão desde hortaliças folhosas, flores e frutos. 

A demonstração acontecerá em uma estrutura de 35 metros quadrados em formato de “U” que irá compor uma experiência imersiva onde as pessoas poderão conferir de perto como é feito o cultivo de morangos, flores ornamentais, hortaliças folhosas, tomates, pimentões, entre outros exemplos.  As culturas serão dispostas em seis segmentos independentes em vasos, calhas e slabs, de acordo com suas especificidades. Fazem parte ainda da estrutura da “estufa” um sistema de irrigação próprio com iluminação artificial nas bancadas, painel de controle com monitoramento das condições de cultivo através de sensores de umidade e a utilização de bioinsumos.  

Segundo o analista de competitividade setorial do Sebrae RS, Leonardo Reffatti, muito mais que um exemplo de tecnologia associada à produção do campo, o Cultivo Protegido é uma ferramenta de negócios. “O ambiente controlado reduz riscos climáticos, aumenta a produtividade, melhora a qualidade da produção, otimiza recursos hídricos, conferindo vantagens competitivas à produção”, relata. 

Oficinas diárias 

Além da demonstração aberta ao público em tempo integral durante a feira, o estande do JPC irá oferecer três oficinas diárias durante toda a Expointer, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro. Serão encontros temáticos que vão desde conteúdos sobre manejo produtivo, iluminação artificial, fertirrigação, rastreabilidade e seguranças de alimentos, entre outros. As vagas são limitadas em 15 pessoas por oficina e as inscrições poderão ser feitas diretamente no local. 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: