Mais buscados: MEI crEdito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
“Este trabalho será um divisor de águas. Queremos preparar Capão do Leão para o futuro”. A frase do titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Paulo Ávila, ajuda a entender um pouco da expectativa que o município tem ao dar início ao Programa Cidade Empreendedora. Articulada pelo Sebrae RS, a iniciativa terá um cronograma de ações com viés para o desenvolvimento das pequenas empresas e do ambiente de negócios local durante os próximos dois anos em seis eixos centrais de atuação: Gestão Pública, Educação Empreendedora, Desburocratização, Compras Públicas, Inspeção Municipal e Turismo.
Apesar de ser um marco na cidade, o programa dará sequência ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o Poder Público local que desde 2009 desenvolve ações conjuntas de fomento ao empreendedorismo. Um dos exemplos mais expressivos é o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo, um dos carros- chefe do município.
“As pequenas empresas são as que movem a economia do município. Hoje já temos muitos resultados e exemplos de pequenos negócios que se desenvolveram e hoje já são empresas de maior porte, empregando até 20 pessoa”, conta Ávila. Segundo ele, uma das metas centrais da iniciativa será ainda incrementar a participação de MPEs nos processos de compras públicas do município. Dados do Sebrae RS indicam que apenas 5% das empresas fornecedoras do Poder Público local são de Capão do Leão.
O programa foi lançado oficialmente na noite da última segunda-feira (12/06), em evento realizado na Câmara de Vereadores do município, e que contou com as presenças do prefeito Vilmar Schimitt; do vereador representante do poder legislativo, Paulo Renato Miranda, do secretário de Desenvolvimento Rural e Econômico, Danilo dos Santos Leite; do secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Manoel Rogério Costa Moura; da secretária de Educação, Milca Vieira Vilela Rodrigues; do Gestor de políticas públicas Fabricio Burkert além do gerente regional Ciro viver e do Diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. “Temos colhido resultados concretos em todos os municípios onde o programa é desenvolvido. Um dos melhores exemplos é a questão da tributação. Nas cidades atendidas pelo Cidade Empreendedora registramos um aumento de 40% na arrecadação, que ocorre por meio do eixo de Compras Públicas”, destacou Godoy.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.