
Mais buscados: Mei CREDITO SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação
Hoje, quinta-feira (12), às 14h, o Espaço Sebrae, no Instituto Caldeira, sediará o evento Demoday do Programa Acelera POA Inovadora, edição cidades resilientes. A iniciativa conjunta do Sebrae RS com a Prefeitura de Porto Alegre marca o encerramento de um ciclo de aceleração de 15 startups gaúchas dedicadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras para a cidade, considerando o impacto provocado pelas enchentes que atingiram o estado em maio de 2024.
Durante os últimos meses, as startups passaram por mentorias, oficinas e rodadas de validação lideradas pelo Sebrae RS, com foco na criação de tecnologias e serviços voltados à construção de cidades mais adaptáveis, inclusivas e preparadas para eventos climáticos extremos. No Demoday, cada equipe terá a oportunidade de apresentar um pitch com suas soluções para uma banca avaliadora. Ao final, será escolhida a startup destaque da edição, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante o programa.
De acordo com o gestor de Inovação do Sebrae Metropolitana, João Antônio Pinheiro Neto, o Demoday representa um importante marco no processo de fortalecimento do ecossistema local e de estímulo ao empreendedorismo. “O evento encerra a trilha de desenvolvimento de negócios promovida pelo Sebrae RS, mas o trabalho não para por aqui. As startups seguem evoluindo suas provas de conceito junto à Prefeitura, testando protótipos com secretarias municipais e parceiros”.
Neto também explica que “o propósito do Cidades Resilientes é estimular a criação de soluções que ajudem Porto Alegre a se prevenir, a gerar dados e facilitar a tomada de decisão dos gestores e lideranças do município”. Ele destaca ainda que, além da temática da resiliência, o programa contempla outras áreas estratégicas, como turismo e saúde, contribuindo para o desenvolvimento de novos negócios alinhados aos desafios urbanos.
Para o Secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, a iniciativa mostra o potencial da cooperação entre poder público, setor privado e startups na transformação da cidade. Ele destaca que a capital gaúcha está se constituindo um dos melhores ambientes, da América Latina, para o desenvolvimento de startups. “Ver tantas soluções inovadoras nascendo e sendo testadas a partir do engajamento e integração de diferentes agentes, é motivo de orgulho. O Demoday é uma celebração desse ecossistema, que coloca Porto Alegre na vanguarda das cidades inteligentes e resilientes. Nossa missão é transformar desafios em oportunidades, criando uma cidade mais preparada para o futuro e melhor para todos”, define o secretário.
As startups participantes do Demoday são:
O evento é aberto ao público mediante inscrição prévia pelo link https://forms.office.com/r/X09C6wLC16
Serviço:
O quê: Demoday, do Cidades Resilientes – Programa Acelera POA Inovadora
Data: 12 de junho – quinta-feira
Horário: 14h
Local: Espaço Sebrae no Instituto Caldeira
Inscrição ao público: https://forms.office.com/r/X09C6wLC16
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.