Mais buscados: MEi credito sei boas praticas consultoria
Da Redação
Erechim – Aproximar o meio acadêmico do mundo do empreendedorismo. Este é um dos objetivos do Desafio de Automação Industrial para Inspeção de Peças Seriadas que ocorreu no final de semana no Salão do Empreendedor, na Frinape. A iniciativa do SEBRAE/RS contou com a parceria da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) e das empresas Cavaletti Cadeiras Profissionais, de Erechim, e Barão Erva Mate e Chás, de Barão do Cotegipe.
Durante dois dias, quatro grupos formados por estudantes da FAE dos cursos Tecnólogo em Eletrônico Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas desenvolveram soluções com foco na inspeção de produtos das empresas. “Dois grupos trabalharam em um gabarito eletrônico que inspeciona uma peça utilizada nas cadeiras da Cavaletti, e outros dois grupos focaram seu trabalho em um sistema que verifica se nas caixas de chá constam as datas de validade e lote, bem como se há restos de peças metálicas dentro dos saquinhos da bebida”, explica o professor da FAE, Humberto de Pellegrini. Segundo ele, atualmente na empresa Barão esta conferência é feita manualmente, cuja margem de erro pode ser grande. Já na Cavaletti, essa inspeção na peça ocorre apenas em laboratório e, por isso, pode chegar com defeito ao consumidor.
Os protótipos desenvolvidos foram avaliados por representantes das duas empresas e por professores da FAE. “É a primeira vez que realizamos uma atividade neste estilo e nosso objetivo é também mostrar para as grandes empresas da região que temos mão de obra qualificada e que boas parcerias com o meio acadêmico podem ser concretizadas”, afirma o técnico da Gerência de Inovação e Tecnologia do SEBRAE/RS, Gustavo Moreira. Humberto de Pellegrini complementa: “Pode ser que as empresas contratem estes estudantes, talvez eles optem por abrir uma pequena empresa prestadora de serviço. O que mais importa é fazer essa aproximação entre a universidade e o empreendedorismo.
Vencedores
Concorrendo pela Barão Erva Mate e Chás a equipe denominada AutomaFAE, composta por oito integrantes, foi a vencedora do desafio. Para Adriél Fiabani a experiência foi muito relevante. “Neste dois dias foi necessário pesquisar e buscar novas informações para poder entregar o dispositivo. Isso vale por muitos semestres estudados na faculdade”, afirmou.
A equipe batizada de ‘Os Biguá’ venceu o concurso concorrendo pela empresa Cavaletti. Ronaldo Alberti, Vagner Estrai e Cristian Vogt consideraram a iniciativa muito motivadora. “O desafio foi grande, mas o aprendizado também”, acrescentou Ronaldo.
O diretor de Engenharia e Sistemas da Cavaletti, Jairo Beninca, afirmou que os proprietários da empresa estão entusiasmados e dispostos a implementarem a solução. “Finalizem o dispositivo e todos estão convidados para colocarem em prática. O que vocês criaram vai para a linha de produção da Cavaletti”, garantiu Beninca.
Salão do Empreendedor
Toas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:
O Salão do Empreendedor na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.
Confira as imagens do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
10 de Dezembro de 2024Porto Alegre oficializa candidatura à cidade criativa da Unesco
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.