Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Diagnóstico mostra potencial socioeconômico de Panambi

O trabalho realizado pelo Sebrae RS faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora

atualizado em: 10/11/20

Da Redação

COMPARTILHE

 

Panambi está entre o pequeno grupo de 33 municípios do Estado em que houve aumento da população com menos de 15 anos entre 2000 e 2018, com um crescimento de 4,9% (+420 habitantes). Essa realidade tornou-se um diferencial positivo para Panambi de acordo com o Diagnóstico Municipal elaborado dentro das ações do Programa Cidade Empreendedora. “Não apenas a parcela jovem produtiva é grande e com um longo período perspectivo de participação na força de trabalho, e com isso um significativo potencial de consumo, como também a população de crianças apresentou crescimento entre 2000 e 2018, resultado completamente distinto do que aconteceu na maior parte das cidades”, destaca o Diagnóstico que teve como consultora a economista Patrícia Palermo.

 

Pelo levantamento realizado, a parcela da população entre 15 e 64 anos, considerando as pessoas potencialmente ativas, teve expansão de 38,8%, um dos maiores crescimentos entre os municípios, ocupando a 41ª posição, compreendendo 69,6% do total de habitantes em 2018. Um dos motivos apontados é a migração, que pode estar relacionada tanto ao processo de urbanização na região quanto à atração de adultos jovens e famílias recém-constituídas diante da percepção de oportunidades no município. O Diagnóstico alerta, porém, que embora a questão demográfica tenha implicações muito positivas, uma população maior aumenta a complexidade dos centros urbanos e exige mais serviços públicos.

Em relação à educação, os dados sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) permitem analisar o desempenho escolar na rede pública para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e para o terceiro ano do Ensino Médio. O Ideb para o Ensino Fundamental mostra que a rede pública em Panambi, para os anos iniciais, embora não tenha avançado de 2015 para 2017 e tenha aumentado muito pouco na última avaliação (2019), passando de 6,3 pontos para 6,4 pontos, o Ideb manteve-se acima da meta do município (6,2 em 2019), assim como todos os anos anteriores.

Embora tenha aumentado, o crescimento foi muito inferior aos outros dois grupos etários (adultos e idosos), de forma que a participação relativa caiu de 26,1% para 20,5%; porém, registra ainda uma das maiores participações de jovens entre as cidades gaúchas (posição 35ª).

 

Mercado de trabalho

O gestor de projetos da regional Noroeste do Sebrae RS Claudiomiro Reis observa que o Diagnóstico Municipal, ao analisar o perfil do mercado de trabalho, aponta um indicador pouco divulgado: a baixa rotatividade dos trabalhadores. Com base em dados da RAIS 2017 e 2018 (Relação Anual de Informações Sociais) quando se exclui os vínculos estatutários, a rotatividade no município é de 39,1%, menor do que a registrada no Estado como um todo (49,3%). Essa rotatividade é menor em todos os setores da economia local na comparação com os dados gaúchos.

Já os vínculos formais de emprego concentravam-se na Indústria, que respondia por mais da metade dos vínculos totais (52,4%), de acordo com os dados da RAIS de 2018. Os Serviços apareciam na segunda posição com 26,1%. O Comércio representava 20,1% e a Agropecuária, 1,4% dos vínculos formais totais. O emprego industrial era fortemente concentrado na Fabricação de Máquinas e Equipamentos que, sozinha, respondia por 34,9% dos vínculos totais, sendo que 30,0% dos vínculos totais estavam concentrados na Fabricação de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura e Pecuária, exceto para irrigação.

 

Negócios locais

O Diagnóstico Municipal avalia também as compras governamentais, que são instrumentos para promoção de negócios locais, gerando emprego e renda, com grande importância principalmente em municípios pequenos. No caso de Panambi, as compras do poder público municipal, em 2019, totalizaram R$ 51,5 milhões, dos quais 43,0% foram adquiridos no município e 19,5% no município e de micro e pequenas empresas (MPE).

Quanto ao ambiente de negócios, o relatório destaca que o município já dispõe de iniciativas e esforços para tornar a localidade mais propícia ao nascimento e desenvolvimento de novos negócios, bem como de apoio a micro e pequenos empreendedores, com destaque para as compras públicas municipais de fornecedores locais. Essas ações devem ser continuadas e fortalecidas, bem como reestruturadas de tempos em tempos, adequando-se às necessidades locais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Abril de 2024

Professores da regional Norte do Sebrae RS são reconhecidos pelo Prêmio Educador Transformador

SAIBA MAIS

 

16 de Abril de 2024

Sebrae promove palestra sobre Experiência do Paciente em Caxias do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: