Mais buscados: mei crEdito SEI Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Setembro foi um divisor de águas no que diz respeito ao empreendedorismo local em Canela com a apresentação do Diagnóstico Municipal. O estudo oferecido pelo Sebrae RS conta com uma robusta e completa análise dos indicadores e dados da cidade dividida em sete áreas – perfil demográfico, social, econômico, mercado de trabalho, empresas, infraestrutura e contas públicas. O trabalho integra as ações do Programa Cidade Empreendedora e tem por objetivo contribuir com o gestor público no desenvolvimento de políticas públicas capazes de promoverem crescimento econômico local por meio do aproveitamento de oportunidades potenciais e a identificação de eventuais fatores de risco.
No último dia 10 de setembro, o diagnóstico foi formalmente apresentado ao prefeito Constantino Orsolin e demais secretários municipais em um evento online conduzido pela consultora economista-chefe da Fecomércio RS, Patrícia Palermo, que, na oportunidade, contou ainda com a participação da também economista Giovana Menegotto. ‘‘Este estudo é praticamente uma pedra fundamental que irá sustentar a tomada de decisões para o futuro. Estamos muito satisfeitos e otimistas’’, relata o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico do município, Luciano Melo.
Segundo a gestora de políticas públicas do Sebrae RS, Clara Salgado, o constante trabalho de mapeamento e melhorias promovido pelo Sebrae RS permite a identificação de oportunidades e soluções que vão ao encontro de necessidades regionais específicas. O objetivo final é consolidar Canela como município de vocação empreendedora.
Sobre o Cidade Empreendedora
Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes. Em Canela a iniciativa inclui ainda o eixo personalizado de Inovação, o qual possui foco voltado para a consultoria e capacitação para potencializar o ecossistema de Inovação de Canela.
O programa é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. Seu objetivo é a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.