
Mais buscados: Mei CREDITO SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação
Desenvolver competências empreendedoras que agreguem qualidade, inovação e fundamentos de gestão à atuação de professores. Este é objetivo da pós-graduação “Educação Empreendedora 5.0”, oferecida pelo Sebrae RS em parceria com a Escola Superior de Empreendedorismo (ESE) do Sebrae SP. Inédita no Rio Grande do Sul, a especialização está com inscrições abertas para sua primeira turma com o início das aulas previsto para 1° de outubro. Os interessados podem obter informações complementares no www.educacaoempreendedora.sebraers.com.br. O público-alvo são os professores tanto da rede pública quanto privada.
O curso terá aulas quinzenalmente, às sextas-feiras à noite, e em turno integral aos sábados. O cronograma curricular da pós-graduação possui um total de 360 horas-aulas em um plano de 18 meses. Entre as principais áreas contempladas nos três módulos centrais da especialização estão Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Pessoas; Gestão de Projetos Empreendedores; Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à sala de aula, e Transformação do Mercado de Trabalho e Desafios Futuros.
Segundo a Gestora Estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Roselaine Monteiro Moraes, a oferta da pós-graduação é resultado de demandas emergentes identificadas no próprio mercado gaúcho da educação. Ela conta que, entre outras ações de planejamento, o Sebrae RS realizou uma pesquisa com professores do Estado em março deste ano para delimitar áreas de interesse e oportunidades de desenvolvimento. ‘‘O curso é baseado em competências identificadas pelos próprios docentes. Acreditamos que o empreendedorismo está relacionado a capacidade de gerar valor para si e para o sociedade por meio do desenvolvimento de competências para solução de problemas reais e complexos, explica.
Outro fator importante é o fato de a pós-graduação estar alinhada com as competências para o século 21 e as definidas pela BNCC Base Nacional Comum Curricular, proposto pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo Roselaine, a expectativa é de que o curso agregue ainda competências fundamentais do dia-a-dia dos professores em áreas que muitas vezes não tiveram oportunidade de aprendizagem durante seus percursos acadêmicos. Assim, atuar de modo empreendedor é um diferencial para professores que desejam gerar transformação na vida de seus estudantes. Empreendedorismo que transforma é de dentro para fora”, explica. ‘‘Tão fundamental quanto as competências cognitivas, como: planejamento, criatividade e visão, estão as competências socioemocionais como: trabalho em equipe, ética, motivação, perseverança entre outras’’, explica.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.