Mais buscados: Mei crEdito sei Boas praticas Consultoria
Da Redação
Empreendedorismo se aprende desde cedo. E não há lugar mais propício do que a escola, ambiente de aprendizado e convivência por excelência. No município de Canela, a Educação Empreendedora, um dos eixos do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o poder público, ganha cada vez mais espaço em sala de aula. Para isso, o município investe na formação dos educadores da rede pública de ensino, munindo-os de ferramentas e métodos para trabalhar as competências empreendedoras junto aos estudantes.
No final do mês de abril, 120 professores, do 4º ao 9º ano, participaram de duas oficinas online e duas presenciais, realizadas no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (CIDICA). De acordo com a consultora do Sebrae RS, Suzana Zimmer, estas formações visam desenvolver o aluno, tornando-o protagonista de sua própria caminhada, sendo o professor um facilitador deste desenvolvimento. “Isso ajuda a transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo”, destaca.
Entre os temas abordados nos encontros estão: emoções e empatia, argumentação e pensamento crítico, conhecendo histórias empreendedoras e culturas do mundo. A coordenadora do Ensino Fundamental, Educação Especial e EJA na Secretaria de Educação de Canela, Maria Idarlete Prado, diz que as oficinas são fundamentais. “Por meio delas, os professores aprimoram conhecimentos e técnicas para disseminar a cultura do empreendedorismo em sala de aula”, destaca.
Uma das participantes dos encontros, a supervisora escolar da Escola Especial Rodolfo Schilieper, Joseane Almeida, acredita que este tipo de iniciativa contribui para despertar nos professores o espírito empreendedor. “Ao se tornar motivador de tal espírito, repercute no aluno, através de suas ações, situando-o como protagonista no processo de evolução, mudança e crescimento de seu município”, ressalta.
Para as professoras Marilene Berti e Angela Rech, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santos Dumont, os temas abordados nos encontros proporcionaram um impulso para aguçar o empreendedorismo. “Aguardamos com ansiedade as próximas oficinas, para trabalhar cada vez melhor com os alunos na promoção de atitudes saudáveis e capazes de mudanças positivas na sociedade”, reforça Marilene.
Entre os próximos passos do eixo Educação Empreendedora em Canela estão programadas novas rodadas de oficinas e reuniões pedagógicas do Sebrae RS nas escolas. A próxima formação com gestores e professores do 1° ao 9° ano da rede municipal de ensino está prevista para acontecer até o mês de agosto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.