Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi sei CREDITO CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Educação Empreendedora está cada vez mais presente em Canela

Oficinas realizadas pelo Sebrae RS com professores da rede municipal qualificam para o ensino das competências empreendedoras

atualizado em: 31/05/22

Da Redação

COMPARTILHE

Empreendedorismo se aprende desde cedo. E não há lugar mais propício do que a escola, ambiente de aprendizado e convivência por excelência. No município de Canela, a Educação Empreendedora, um dos eixos do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o poder público, ganha cada vez mais espaço em sala de aula. Para isso, o município investe na formação dos educadores da rede pública de ensino, munindo-os de ferramentas e métodos para trabalhar as competências empreendedoras junto aos estudantes.

No final do mês de abril, 120 professores, do 4º ao 9º ano, participaram de duas oficinas online e duas presenciais, realizadas no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (CIDICA). De acordo com a consultora do Sebrae RS, Suzana Zimmer, estas formações visam desenvolver o aluno, tornando-o protagonista de sua própria caminhada, sendo o professor um facilitador deste desenvolvimento. “Isso ajuda a transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo”, destaca.

Entre os temas abordados nos encontros estão: emoções e empatia,  argumentação e pensamento crítico, conhecendo histórias empreendedoras e culturas do mundo. A coordenadora do Ensino Fundamental, Educação Especial e EJA na Secretaria de Educação de Canela, Maria Idarlete Prado, diz que as oficinas são fundamentais.  “Por meio delas, os professores aprimoram conhecimentos e técnicas para disseminar a cultura do empreendedorismo em sala de aula”, destaca.

Uma das participantes dos encontros, a supervisora escolar da Escola Especial Rodolfo Schilieper, Joseane Almeida, acredita que este tipo de iniciativa contribui para despertar nos professores o espírito empreendedor. “Ao se tornar motivador de tal espírito, repercute no aluno, através de suas ações, situando-o como protagonista no processo de evolução, mudança e crescimento de seu município”, ressalta.

Para as professoras Marilene Berti e Angela Rech, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santos Dumont, os temas abordados nos encontros proporcionaram um impulso para aguçar o empreendedorismo. “Aguardamos com ansiedade as próximas oficinas, para trabalhar cada vez melhor com os alunos na promoção de atitudes saudáveis e capazes de mudanças positivas na sociedade”, reforça Marilene.

Entre os próximos passos do eixo Educação Empreendedora em Canela estão programadas novas rodadas de oficinas e reuniões pedagógicas do Sebrae RS nas escolas. A próxima formação com gestores e professores do 1° ao 9° ano da rede municipal de ensino está prevista para acontecer até o mês de agosto.

Educação Empreendedora está cada vez mais presente em Canela

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

28 de Junho de 2022

São Francisco de Paula adere ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

27 de Junho de 2022

Oito projetos gaúchos concorrem à etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/06/2022 18:06

Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 06/06/2022 15:18

Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: