Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Educadores, gestores e estudantes participam de capacitações em Piratini

Oficinas marcam as primeiras ações do Programa Cidade Empreendedora no âmbito da Educação

atualizado em: 28/06/23

Da Redação

COMPARTILHE

Poucos meses após o seu lançamento, realizado em abril, o Programa Cidade Empreendedora já tem ações concretas de um de seus eixos prioritários. No âmbito da Educação Empreendedora, a iniciativa, fruto de uma parceria entre o Sebrae RS e o Poder Público, deu início neste mês de junho à formação de educadores e gestores educacionais com a oficina Professores do Futuro junto à equipe da Secretaria Municipal de Educação e com equipes de diretores e coordenadores das escolas.  

A ação teve por objetivo aproximar os educadores e gestores educacionais das ferramentas de Educação Empreendedora que irão dar o tom do trabalho que está iniciando no município. A meta final é oferecer subsídio aos professores para que sejam mentores da jornada de seus estudantes, tornando-os protagonistas de suas histórias e mais conscientes de seus papéis na comunidade. 

De forma complementar às ações do programa, nos dias 22 e 23 de julho, outra atividade contemplou estudantes da Rede Pública do município. Reunindo alunos dos oitavos e nonos anos da Escola Vera Moreira, o “Bootcamp Idealab” envolveu os participantes em uma verdadeira maratona de estímulo à cultura empreendedora para jovens, na busca pela identificação de vocações e potencialidades do território, construção do futuro desejado, com a utilização de ferramentas que estimulam a criatividade. “Esse é um modelo aplicado em várias esferas e tem mostrado efeitos muito positivos no trabalho comportamental com os estudantes através das atividades imersivas e que utilizam a lógica de ‘aprender fazendo’ ou educação maker”, explica a Analista de Educação do Sebrae RS, Bruna da Costa Silva. 

A próxima ação do Programa Cidade Empreendedora em Piratini será o programa de Gestão Escolar, que inicia no mês de julho. Pelos próximos dois anos, a iniciativa será uma importante ferramenta para alavancar o fortalecimento da economia local e promover o desenvolvimento sustentável da região. Em Piratini, o Programa está alicerçado em quatro eixos prioritários: Gestão, Desburocratização, Compras Públicas e Educação Empreendedora. Além destes, outros três eixos complementares serão implementados: Turismo, Valorização das Empresas Locais e Inspeção Municipal. 

Para o titular da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Luís Fernando Nunes Torrescasana Neto, nenhum desenvolvimento acontece sem antes gerar um ambiente favorável para sua promoção. “Confiamos e depositamos muita expectativa e esperança no profundo impacto social que este projeto causará em nossa comunidade”, destaca. 

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Abril de 2024

Projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos em Lajeado promove formação empreendedora

SAIBA MAIS

 

12 de Abril de 2024

Desenvolvimento Sustentável: Turismo de Natureza em Triunfo avança com o Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: