Mais buscados: Mei Credito sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Poucos meses após o seu lançamento, realizado em abril, o Programa Cidade Empreendedora já tem ações concretas de um de seus eixos prioritários. No âmbito da Educação Empreendedora, a iniciativa, fruto de uma parceria entre o Sebrae RS e o Poder Público, deu início neste mês de junho à formação de educadores e gestores educacionais com a oficina Professores do Futuro junto à equipe da Secretaria Municipal de Educação e com equipes de diretores e coordenadores das escolas.
A ação teve por objetivo aproximar os educadores e gestores educacionais das ferramentas de Educação Empreendedora que irão dar o tom do trabalho que está iniciando no município. A meta final é oferecer subsídio aos professores para que sejam mentores da jornada de seus estudantes, tornando-os protagonistas de suas histórias e mais conscientes de seus papéis na comunidade.
De forma complementar às ações do programa, nos dias 22 e 23 de julho, outra atividade contemplou estudantes da Rede Pública do município. Reunindo alunos dos oitavos e nonos anos da Escola Vera Moreira, o “Bootcamp Idealab” envolveu os participantes em uma verdadeira maratona de estímulo à cultura empreendedora para jovens, na busca pela identificação de vocações e potencialidades do território, construção do futuro desejado, com a utilização de ferramentas que estimulam a criatividade. “Esse é um modelo aplicado em várias esferas e tem mostrado efeitos muito positivos no trabalho comportamental com os estudantes através das atividades imersivas e que utilizam a lógica de ‘aprender fazendo’ ou educação maker”, explica a Analista de Educação do Sebrae RS, Bruna da Costa Silva.
A próxima ação do Programa Cidade Empreendedora em Piratini será o programa de Gestão Escolar, que inicia no mês de julho. Pelos próximos dois anos, a iniciativa será uma importante ferramenta para alavancar o fortalecimento da economia local e promover o desenvolvimento sustentável da região. Em Piratini, o Programa está alicerçado em quatro eixos prioritários: Gestão, Desburocratização, Compras Públicas e Educação Empreendedora. Além destes, outros três eixos complementares serão implementados: Turismo, Valorização das Empresas Locais e Inspeção Municipal.
Para o titular da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Luís Fernando Nunes Torrescasana Neto, nenhum desenvolvimento acontece sem antes gerar um ambiente favorável para sua promoção. “Confiamos e depositamos muita expectativa e esperança no profundo impacto social que este projeto causará em nossa comunidade”, destaca.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.