Mais buscados: mei credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Um dos símbolos de Porto Alegre no que diz respeito à geração de renda e de oportunidades no âmbito do empreendedorismo feminino, a Associação Empreendedoras Restinga irá qualificar ainda mais sua atuação este ano. A partir do mês de junho, um grupo de 30 mulheres, donas de empresas locais que geram impacto social na comunidade, irão mergulhar em uma jornada de qualificação e desenvolvimento profissional. A iniciativa ocorre em parceria com o Sebrae RS por meio do Sebrae Delas, programa de aceleração desenvolvido em diversos Estados e que é focado no aumento da probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.
Nesta edição junto ao grupo do Bairro Restinga, a ação ocorre com o financiamento da Coalizão pelo Impacto, iniciativa nacional que atua com negócios de impacto social correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Cosan, Fundação Educar, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil. O financiamento foi destinado a projetos e programas que contribuam com a jornada de empreendedores de impacto social, empenhados em solucionar desafios sociais e ambientais e, ao mesmo tempo, adotem modelos lucrativos ou financeiramente sustentáveis. A associação foi selecionada entre mais de 100 projetos selecionados em seis cidades do Brasil.
A iniciativa tem como ponto de partida um processo seletivo que irá contemplar aquelas empreendedoras com perfil e atuação destacada em negócios de impacto social e ambiental para a comunidade. Poderão participar Microempreendedoras Individuais (MEI), e empreendedoras que atuem com Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Empreendedorismo há ¼ de século
Empreendedora há 25 anos na Restinga, a presidente da associação, Roberta Capitão, acredita que a execução do projeto será um marco para o desenvolvimento do bairro. “O conceito de negócio de impacto socioambiental na periferia é algo que nos aproxima daquilo que há de mais novo no mercado, nos dando, por exemplo, a possibilidade de alcançarmos investidores, entre outros ganhos. Hoje existem muitas empreendedoras com esse potencial, mas que sequer sabem que podem ser consideradas de impacto. Será uma mudança de chave na cabeça das empreendedoras”, explica. Criada em 2019, a Associação hoje conta com 72 membros.
O projeto dá sequência a uma série de ações coordenadas pelo Sebrae RS junto à Associação desde 2019. O objetivo é impactar de forma positiva toda a economia local. “Este é um projeto que nasce da convicção de que empreendedorismo e desenvolvimento social andam juntos. Nossa expectativa é que o projeto gere valor não somente às empreendedoras que fazem parte da Associação, mas que impacte o Bairro como um todo, na medida em que se crie um ciclo virtuoso de resgate da autoestima e pertencimento das mulheres e homens que têm seus próprios negócios”, explica o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.
Conteúdo
A trilha de aprendizagem será realizada até o mês de dezembro, com encontros quinzenais na sede da Associação, que irão contemplar uma série de conteúdos como palestras e workshops de capacitação profissional em temas que vão desde o planejamento financeiro, até noções de marketing e vendas em redes sociais. Além dessas atividades, em setembro será realizada uma edição especial do Empretec.
Aplicado em mais de 40 países, o Empretec é um programa de capacitação criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e visa o desenvolvimento de um comportamento empreendedor habilitador para a identificação de novas oportunidades de negócios. Durante uma imersão de 60 horas de atividades, os indivíduos desenvolvem competências emocionais como iniciativa, persistência, independência e autoconfiança, passando por noções completas associadas ao mundo do trabalho, como qualidade, eficiência, metas, gestão e planejamento estratégico.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
17 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
SAIBA MAIS16 de Setembro de 2024
Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.