Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI crédito SEI Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empreendedores de Santa Rosa podem sair da informalidade

atualizado em: 11/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

De 15 a 19 de outubro, o Sebrae/RS promove a “Semana da Formalização” no município 

Da Redação
No mês da micro e pequena empresa (MPE), o Sebrae na Regional Noroeste prepara uma semana especial para aqueles que trabalham por conta própria: os Empreendedores Individuais (EIs). Durante cinco dias, de 15 a 19 de outubro, Santa Rosa será o palco da “Semana da Formalização”.
 
Os bairros Cruzeiro (dias 15 e 16), Sulina (dia 17), Gloria (dia 18) e Planalto (dia 19) recebem o atendimento móvel do Sebrae/RS realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Segundo o técnico do Sebrae/RS de Santa Rosa Claudiomiro Reis, a iniciativa visa orientar e registrar os pequenos negócios que se desenvolvem na informalidade. “A ausência da legalidade prejudica os cofres municipais e o próprio empreendedor que acaba não usufruindo de benefícios previstos em lei. Por isso, através dessa ação mais agressiva, procuramos viabilizar a inclusão social desses empreendedores e, consequentemente, obter resultados mais efetivos.”, afirma. 
 
Com aproximadamente 1.100 empreendedores individuais cadastrados na cidade, a Unidade Móvel do Sebrae/RS pretende aumentar esse número. Dois técnicos contam com a estrutura necessária para atingir a meta de atender 200 pessoas interessadas em começar um negócio e formalizar 80. A Lei nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado: registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) – que facilita a abertura de conta bancária, pedido de empréstimos e emissão de notas fiscais -, isenção dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL), auxílios maternidade e doença, aposentadoria, entre outros. 
 
 
Microempreendedor Individual
 
O MEI é um empresário que atua em funções como pedreiro, carpinteiro, manicure, cabeleireiro, entre outros, de forma legalizada. Para fazer parte desse grupo é necessário faturar, no máximo, R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba salário mínimo ou o piso da categoria. Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, os empreendedores individuas são indispensáveis para economia: “Atualmente, existem 2,9 milhões de EIs formalizados no Brasil. Para atendê-los, o Sebrae procura proporcionar benefícios para que esse trabalhador continue operando de forma legal e com os benefícios que lhes são de direito para fortalecer a competitividade de diversos segmentos do mercado”, explica.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Junho de 2025

Demoday reúne startups na apresentação de soluções inovadoras para Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

13 de Junho de 2025

Programa Cidade Empreendedora promove capacitação e inovação no atendimento ao cliente, em Garibaldi

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)

Sebrae RS Podcast 16/05/2025 11:59

Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão curta)

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: