Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empreendedores desafiados a criar soluções para o Complexo Hospitalar Santa Casa

Startup Lab é promovido pelo SEBRAE RS e parceiros, e ocorrerá entre 1 e 3 de setembro, em Porto Alegre

atualizado em: 29/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – Durante três dias, equipes de empreendedores da área de Tecnologia da Informação, negócios e saúde serão desafiadas a solucionar questões cotidianas de um complexo hospitalar. O Startup Lab Edição Saúde, promovido pelo SEBRAE/RS, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de setembro, em Porto Alegre, no auditório do prédio II da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) (Rua Sarmento Leite, 245 – Centro Histórico). As inscrições são limitadas e podem ser feitas pela internet. São parceiros da iniciativa a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, UFCSPA, Cluster da Saúde, Tecnosinos, Ventiur, AGS, Grow e Semente Negócios.

Empreendedores serão desafiados para o desenvolvimento de soluções para o Hospital Santa Casa, de Porto Alegre (Foto: Banco de Imagens)

O dia a dia de um hospital é repleto de pequenos ou grandes problemas que acabam dificultando o seu funcionamento. Nesse contexto, o Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre procurou o SEBRAE RS para propor um desafio aos empreendedores da região: solucionar esses entraves por meio do desenvolvimento de novas ferramentas digitais durante um final de semana. A técnica da Regional Metropolitana do SEBRAE RS Bruna Lourenço Machado explica que essa é a primeira edição do projeto voltado para a saúde que ocorre no Estado. “No relato recebido há quatro questões que necessitam de uma solução, como o desenvolvimento de aplicativos para melhorar o funcionamento das unidades. Essa será a base de trabalho das equipes”, conta.

No dia 1º, às 18h, iniciam as atividades do Startup Lab com foco nos problemas a serem resolvidos. O primeiro é o relacionamento com os médicos. Com aproximadamente 3 mil profissionais, o acompanhamento da evolução dos pacientes fica registrado no computador, então os profissionais precisam anotar as informações no papel, gerando lentidão nos processos. O segundo é a captura e a gestão dos pacientes. A Santa Casa tem seu prontuário eletrônico implantado no sistema de gestão ERP TASY. Há, entretanto, uma grande quantidade de informação que não está disponível para análise de qualidade assistencial e para pesquisa clínica ou acadêmica. Com isso, a extração de informação é um processo lento.

O terceiro desafio consiste no controle de higienização de mãos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Os participantes terão que desenvolver soluções de baixo custo e de fácil implementação que levem à observância dos protocolos de higienização das mãos por meio do monitoramento da utilização de álcool na prática assistencial. Por último, os participantes deverão reverter o processo manual de preenchimento da ficha de avaliação pré-operatória, minimizando as dificuldades na hora de passar as informações escritas para o computador, como a falta de exatidão.

No dia 2, a partir das 8h, com as equipes já criadas, será feita uma preparação dos participantes, com acompanhamento dos mentores e workshops. “Essas atividades resultarão, no dia 3, na apresentação das propostas”, explica Bruna. Segundo ela, a ação será um importante vetor para estimular a cultura no empreendedorismo em Porto Alegre e região, “oportunizando aos participantes a experiência de criar serviços durante um final de semana de muito trabalho, juntamente com profissionais e especialistas no assunto”, aponta.

O gerente de ensino e pesquisa da Santa Casa, Carlos Klein, ressalta que o hospital possui muitas frentes de trabalho e pontos de conexão. “É um dos maiores hospitais filantrópicos do País, e para manter esse bom resultado o desafio é inovar”, afirma. Para Klein, a parceria com o SEBRAE RS será uma oportunidade de resolver a gestão interna e, mais do que isso, “fazer com que as equipes internas compreendam a importância de pensar e aplicar atitudes inovadoras em suas áreas”, finaliza.

Empresas que integram os projetos da entidade terão participação gratuita. Empreendimentos/startups que não fazem parte dessas ações e profissionais do Complexo Santa Casa terão o custo de inscrição de R$ 80,00. Para estudantes, o valor é de R$ 40,00.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: