Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Os níveis de otimismo em relação ao futuro dos pequenos empreendimentos gaúchos vêm aumentando de forma significativa ao longo dos últimos meses. É o que aponta o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios Gaúchos (ICPN), desenvolvido pelo Sebrae RS e lançado neste mês de outubro. O ICPN é resultado de um cálculo que toma como base a já tradicional Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae RS desde 2020. Os dados são resultado da análise de uma série de variáveis como faturamento, ocupação, ramo de atividade e panorama geral dos negócios. Assim, o Índice chega para trazer insights valiosos sobre as expectativas dos empreendedores em relação à economia do Rio Grande do Sul.
O ICPN é uma métrica que expressa a tendência de comportamento daqueles que impulsionam os pequenos negócios gaúchos. O indicador considera tanto a situação retroativa aos últimos dois meses, quanto mira o cenário esperado para o bimestre seguinte. Ou seja, é uma abordagem que leva em consideração não apenas os dados do passado recente, como também as expectativas dos empreendedores em relação ao que está por vir.
“As informações subjacentes ao ICPN são fundamentais para que empreendedores, investidores, gestores públicos e demais interessados compreendam melhor as nuances da economia local, e possam tomar decisões informadas em relação aos seus interesses”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.
A leitura e interpretação do Índice deve ser feita a partir da base 100. Quando o Índice ultrapassa 100, isto indica uma tendência de expansão na atividade dos pequenos negócios, sinalizando uma expectativa positiva para o ambiente econômico. Quando o Índice é igual a 100, há uma tendência de estabilidade na atividade, sugerindo que as expectativas permanecem inalteradas. Por outro lado, quando o Índice é inferior a 100, isto aponta para uma tendência de retração na atividade, o que pode indicar preocupações ou incertezas no ambiente de negócios.
Os dados apurados pelo Sebrae RS mostram que nos dois últimos bimestres deste ano houve uma tendência de melhora no ICPN. A confiança subiu 1,96 pontos percentuais entre o terceiro e o quarto bimestre de 2023, passando de 102,93 em julho para 104,89 em setembro. Este movimento de expansão sinaliza um panorama positivo para os negócios e demonstra confiança dos pequenos negócios no futuro.
Entenda quais fatores influenciam a expansão do índice
Vários fatos relevantes verificados no período podem ter contribuído para a expansão do índice de confiança, entre eles:
O estudo ouviu 483 clientes do Sebrae RS entre os dias 4 e 15 de setembro, de forma online, sendo 42% do setor de serviços, 29% do comércio, 21% da indústria e 8% do agronegócio. Quanto ao porte, 59% são microempresas, 24% pequenas empresas e 17% MEI.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.