Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empreendedores gaúchos renovam confiança no futuro dos pequenos negócios, segundo índice do Sebrae RS

Dados apurados mostram movimento de expansão que sinaliza tendência de um ambiente econômico favorável e positivo

atualizado em: 27/10/23

Da Redação

COMPARTILHE

Os níveis de otimismo em relação ao futuro dos pequenos empreendimentos gaúchos vêm aumentando de forma significativa ao longo dos últimos meses. É o que aponta o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios Gaúchos (ICPN), desenvolvido pelo Sebrae RS e lançado neste mês de outubro. O ICPN é resultado de um cálculo que toma como base a já tradicional Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae RS desde 2020. Os dados são resultado da análise de uma série de variáveis como faturamento, ocupação, ramo de atividade e panorama geral dos negócios. Assim, o Índice chega para trazer insights valiosos sobre as expectativas dos empreendedores em relação à economia do Rio Grande do Sul. 

O ICPN é uma métrica que expressa a tendência de comportamento daqueles que impulsionam os pequenos negócios gaúchos. O indicador considera tanto a situação retroativa aos últimos dois meses, quanto mira o cenário esperado para o bimestre seguinte. Ou seja, é uma abordagem que leva em consideração não apenas os dados do passado recente, como também as expectativas dos empreendedores em relação ao que está por vir.  

“As informações subjacentes ao ICPN são fundamentais para que empreendedores, investidores, gestores públicos e demais interessados compreendam melhor as nuances da economia local, e possam tomar decisões informadas em relação aos seus interesses”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. 

A leitura e interpretação do Índice deve ser feita a partir da base 100. Quando o Índice ultrapassa 100, isto indica uma tendência de expansão na atividade dos pequenos negócios, sinalizando uma expectativa positiva para o ambiente econômico. Quando o Índice é igual a 100, há uma tendência de estabilidade na atividade, sugerindo que as expectativas permanecem inalteradas. Por outro lado, quando o Índice é inferior a 100, isto aponta para uma tendência de retração na atividade, o que pode indicar preocupações ou incertezas no ambiente de negócios.  

Os dados apurados pelo Sebrae RS mostram que nos dois últimos bimestres deste ano houve uma tendência de melhora no ICPN. A confiança subiu 1,96 pontos percentuais entre o terceiro e o quarto bimestre de 2023, passando de 102,93 em julho para 104,89 em setembro. Este movimento de expansão sinaliza um panorama positivo para os negócios e demonstra confiança dos pequenos negócios no futuro.  

Entenda quais fatores influenciam a expansão do índice 

Vários fatos relevantes verificados no período podem ter contribuído para a expansão do índice de confiança, entre eles: 

  • Políticas governamentais de transferência de renda. 
  • Valorização do salário-mínimo e demais programas sociais. 
  • Renegociação de dívidas das famílias de baixa renda. 
  • Elevação do poder de compra das famílias. 
  • Redução da taxa Selic a partir de agosto.  
  • Desempenho positivo do PIB brasileiro e elevação da projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. 

 O estudo ouviu 483 clientes do Sebrae RS entre os dias 4 e 15 de setembro, de forma online, sendo 42% do setor de serviços, 29% do comércio, 21% da indústria e 8% do agronegócio. Quanto ao porte, 59% são microempresas, 24% pequenas empresas e 17% MEI.  

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: