
Mais buscados: mEI CREDITO SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação

Porto Alegre – O mais importante mapeamento de empreendedorismo mundial revela um perfil em alta na Região Sul. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), conduzida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), com apoio do SEBRAE, mostra que 45 milhões de brasileiros são empreendedores. Desse total, cerca de 6,7 milhões, ou 35,1% da população com idade entre 18 e 64 anos, estão no Sul. É a segunda maior participação regional só perdendo para o Nordeste, com 36,4% de empresários.
Os dados indicam a expansão no número de pessoas que opta por ter seu próprio negócio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2013, o percentual de empreendedores sobre a população economicamente ativa era de 28,6%. No ano anterior, chegou a 31,3%. O número de 2014 é um recorde na taxa de empreendedorismo da região. Para o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, a vitalidade do empreendedorismo indicada pela pesquisa pode ser atribuída a um ambiente legal mais adequado ao surgimento e ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “A pesquisa GEM ratifica nosso comprometimento com a causa do empreendedor e aumenta ainda mais a responsabilidade e a missão do SEBRAE em promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios fomentando o empreendedorismo”.
O Sul também se destaca na proporção de empreendedores iniciais por oportunidade, com um índice de 82,2%, o maior entre todas as regiões brasileiras e bem superior à média nacional de 70,6%. “Na região, essa proporção apresentou crescimento expressivo de 4,0 pontos percentuais de 2013 para 2014, indicando maior dinamismo do mercado regional”, aponta o estudo. E o percentual deve continuar em alta. A pesquisa também questionou sobre as oportunidades para começar um novo negócio nos próximos seis meses e 63,1% dos entrevistados da Região Sul afirmaram ver boas possibilidades. O indicador é bem maior que o obtido junto à população nacional, de 55% para a mesma avaliação, e supera todas as regiões brasileiras. O percentual também está acima do registrado em 2013 no Sul, com 48%.
O perfil de quem começa a empreender é jovem. A maioria dos empreendedores do Sul, 52,8%, tem entre 18 e 34 anos. Já os indivíduos com 55 a 64 são os menos dispostos a iniciar um negócio, com 10,3%, um índice pouco superior ao nacional, que é de 10%. A pesquisa revela ainda que 48,1% dos empreendedores iniciais têm pelo menos segundo grau completo ou mais, 58,5% são casados ou vivem em união estável e a imensa maioria, 87,7% de quem começou a empreender na região é branco.
Outro fato que chama a atenção é que entre os empreendedores estabelecidos, que são os que distribuíram rendimentos, como pró-labores ou salários por mais de 3,5 anos, a Região Sul apresenta a melhor proporção de empreendimentos com ao menos um empregado, 26,5%. No País, essa proporção é de 20,5%.
Para a pesquisa GEM Brasil 2014, foram entrevistados 10 mil indivíduos de 18 a 64 anos em todo País, sendo 2 mil por região. Eles foram ouvidos a respeito de suas atividades e aspirações individuais relacionadas à atividade empreendedora. Também foram consultados 22 especialistas da Região Sul (e 108 em todo Brasil) sobre aspectos relativos ao ambiente de negócios que condicionam a criação e o desenvolvimento de novos empreendimentos no Brasil e em suas regiões.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.