Mais buscados: Mei crédito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – O mais importante mapeamento de empreendedorismo mundial revela um perfil em alta na Região Sul. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), conduzida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), com apoio do SEBRAE, mostra que 45 milhões de brasileiros são empreendedores. Desse total, cerca de 6,7 milhões, ou 35,1% da população com idade entre 18 e 64 anos, estão no Sul. É a segunda maior participação regional só perdendo para o Nordeste, com 36,4% de empresários.
Os dados indicam a expansão no número de pessoas que opta por ter seu próprio negócio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2013, o percentual de empreendedores sobre a população economicamente ativa era de 28,6%. No ano anterior, chegou a 31,3%. O número de 2014 é um recorde na taxa de empreendedorismo da região. Para o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, a vitalidade do empreendedorismo indicada pela pesquisa pode ser atribuída a um ambiente legal mais adequado ao surgimento e ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. “A pesquisa GEM ratifica nosso comprometimento com a causa do empreendedor e aumenta ainda mais a responsabilidade e a missão do SEBRAE em promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios fomentando o empreendedorismo”.
O Sul também se destaca na proporção de empreendedores iniciais por oportunidade, com um índice de 82,2%, o maior entre todas as regiões brasileiras e bem superior à média nacional de 70,6%. “Na região, essa proporção apresentou crescimento expressivo de 4,0 pontos percentuais de 2013 para 2014, indicando maior dinamismo do mercado regional”, aponta o estudo. E o percentual deve continuar em alta. A pesquisa também questionou sobre as oportunidades para começar um novo negócio nos próximos seis meses e 63,1% dos entrevistados da Região Sul afirmaram ver boas possibilidades. O indicador é bem maior que o obtido junto à população nacional, de 55% para a mesma avaliação, e supera todas as regiões brasileiras. O percentual também está acima do registrado em 2013 no Sul, com 48%.
O perfil de quem começa a empreender é jovem. A maioria dos empreendedores do Sul, 52,8%, tem entre 18 e 34 anos. Já os indivíduos com 55 a 64 são os menos dispostos a iniciar um negócio, com 10,3%, um índice pouco superior ao nacional, que é de 10%. A pesquisa revela ainda que 48,1% dos empreendedores iniciais têm pelo menos segundo grau completo ou mais, 58,5% são casados ou vivem em união estável e a imensa maioria, 87,7% de quem começou a empreender na região é branco.
Outro fato que chama a atenção é que entre os empreendedores estabelecidos, que são os que distribuíram rendimentos, como pró-labores ou salários por mais de 3,5 anos, a Região Sul apresenta a melhor proporção de empreendimentos com ao menos um empregado, 26,5%. No País, essa proporção é de 20,5%.
Para a pesquisa GEM Brasil 2014, foram entrevistados 10 mil indivíduos de 18 a 64 anos em todo País, sendo 2 mil por região. Eles foram ouvidos a respeito de suas atividades e aspirações individuais relacionadas à atividade empreendedora. Também foram consultados 22 especialistas da Região Sul (e 108 em todo Brasil) sobre aspectos relativos ao ambiente de negócios que condicionam a criação e o desenvolvimento de novos empreendimentos no Brasil e em suas regiões.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.