Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI CREDITO consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

MPE de Caxias do Sul ganha reconhecimento nacional

atualizado em: 02/01/13

Da Redação

COMPARTILHE

A Ebios Tecnologia conquista menção honrosa no Prêmio Empreendedor de Sucesso, da Editora Globo

Da Redação

Empresa entrou em operação em janeiro de 2010, em Caxias do Sul (Foto: Ebios\Divulgação

Caxias do Sul – A conexão entre a sustentabilidade e os avanços tecnológicos é o conceito que norteia as atividades da Ebios Tecnologia. A empresa que entrou em operação em janeiro de 2010 na cidade de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, vem apresentando ao mercado uma linha completa de produtos revolucionários e inovadores com ampla gama de aplicações nos diversos segmentos das indústrias automotiva, petrolífera e da construção civil.

Um modelo ambientalmente correto era o que o ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futsal, Ângelo Guerra, procurava para abrir um negócio. No fim de 2008, ele conheceu o projeto de fabricação de uma fibra de polipropileno – o plástico, com características e propriedades únicas, oferece equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas – atóxica e reciclável que pode ser utilizada em processos industriais. O empreendedor comprou a ideia, a tecnologia, os equipamentos e desenvolveu os produtos.

“Presenciamos uma mudança cultural. A legislação ambiental toma corpo em nosso País, movimentando a economia e exigindo adaptações das empresas às novas regras. Motivada pelo desafio, a Ebios Tecnologia fabrica mantas para isolamento térmico e acústico e materiais que absorvem óleo. Primeiro, oferecemos as mantas para a indústria automobilística, que utiliza nas áreas internas de carros e ônibus. Depois, levamos o produto para a construção civil, aplicado no isolamento de pisos, paredes e tubulações”, explica o sócio-diretor, Guerra.

Com apenas dois anos de atuação, a startup procurou o auxílio do Sebrae/RS e já colhe resultados positivos dessa parceria. Após aderir ao projeto Adensamento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia da Serra Gaúcha – Fase 2, no início de 2012, foi desenvolvido um diagnóstico de maturidade da gestão que aponta as reais necessidades da empresa. “Promover a inserção competitiva e sustentável de micro e pequenas empresas da Serra Gaúcha na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia, visando a adequação da base de fornecedores e estimulando os processos locais de desenvolvimento são os objetivos da iniciativa do Sebrae”, explica o gestor do projeto, Aldoir Bolzan de Morais.

A participação no programa Rumo a ISO 9000, que faz parte do projeto, foi o segundo passo: o registro garante o cumprimento das normas estabelecidas pela ISO. Ou seja, assegura a existência de um sistema de garantia da qualidade implementado na empresa – seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou governamental. “Além deste trabalho na busca da certificação ISO 9000, implantamos o programa de indicadores de desempenho, e várias capacitações e consultorias de gestão e mercado. A Ebios Tecnologia também participa ativamente dos encontros mensais promovidos pelo projeto”, completa Morais.

Oficinas de formação de preços, gestão de pessoas e cadastro junto a Petrobras também fazem parte do currículo da empresa, graças ao Sebrae/RS. O engajamento durante os trabalhos fez com que a empresa fosse reconhecida nacionalmente, mesmo com pouco tempo de vida ativa. Em cerimônia realizada no dia 6 de dezembro de 2012, a Ebios recebeu menção honrosa durante a premiação do Empreendedor de Sucesso, que faz parte do Movimento Empreenda. Uma iniciativa da Editora Globo para encorajar e capacitar o empreendedor brasileiro.

Entre 2010 e 2011, o faturamento do negócio aumentou em 145% e a receita de 2012 continuou superando expectativas: “Crescemos mais de 120%”, afirma Guerra. Depois dos resultados favoráveis, o empreendimento pensa em continuar qualificando o negócio, em 2013, com o projeto do Sebrae/RS Adensamento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia da Serra Gaúcha.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Novembro de 2019

Sebrae RS e Sicredi firmam parceria para estimular o empreendedorismo

SAIBA MAIS

 

13 de Novembro de 2019

Caxias do Sul terá seminário sobre a Junta Digital

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: