Mais buscados: mEI credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – Em cada bairro existe uma infinidade de pequenos negócios e, juntos, eles podem facilitar a vida do morador e de quem trabalha nas redondezas. Para potencializar ainda mais essa característica, uma ferramenta desenvolvida como parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio, do SEBRAE, permite aos empreendedores cadastrarem sua empresa no hotsite da campanha e, assim, formarem uma rede de possibilidades. Cada usuário que acessar o site conhecerá os serviços ao seu redor.
O mercado perto de casa, a papelaria e o restaurante são alguns exemplos. São eles que geram um grande número de empregos e dinamizam a economia, desenvolvendo, especialmente, as localidades onde estão inseridos. A ferramenta para que empresas se cadastrem está disponível no hotsite do Movimento. Com ela, será possível estruturar uma rede de contatos classificados por localização geográfica. Ou seja, o consumidor poderá entrar no site, seja onde estiver, e descobrir opções de produtos e serviços naquela região.
Conforme a gerente de Atendimento Individual do SEBRAE/RS, Viviane Ferran, “o Movimento é importante para mostrar ao público a importância de comprar do pequeno negócio, pois isso gera emprego ao entorno, as pessoas melhoram a sua qualidade de vida e a economia cresce”, disse.
O empreendedor Mauro Falcão Lisboa, dono da Casa do Mirtilo, em Porto Alegre, é um dos mais de 1.200 empresários gaúchos que já se cadastraram no site. Ele conta que não pensou duas vezes em participar do movimento. “Estamos vivendo um momento de retração por isso, iniciativas como essa do SEBRAE são importantes para estimular os setores da economia”, disse.
A empresa nasceu em 2012. Militar aposentado, Lisboa, com auxílio da esposa, que é nutricionista, identificou uma lacuna de mercado. “Eu trabalho na loja com amora, framboesa, morango e phisalys. Comercializo in natura, na época de safra, e congelado o ano todo. Não havia algo assim aqui, pensamos que poderia funcionar”, conta. E o negócio deu certo. Inserido em capacitações do SEBRAE/RS, o empresário organizou a empresa, formalizou-se como Microempreendedor Individual e já pensa no futuro. “Em três anos vi muita gente abrir empresa e fechar. Apesar das dificuldades atuais continuo aqui. No futuro, penso em expandir o negócio, com novos pontos de venda e comércio pela internet”, revela.
Até o momento, empresas de todo país já realizaram o cadastro e estão disponíveis para consulta. “É importante ressaltar que, apesar de o Movimento ter uma data em que será celebrado, que é dia 5 de outubro, essa e demais ações já estão disponíveis e continuarão sendo praticadas após o chamado dia D”, destaca Viviane. A data foi escolhida por ser o dia que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, em 1999.
Dados sobre o setor
Existem no Brasil mais de 10 milhões de empresas formalizadas, com faturamento anual de no máximo R$ 3,6 milhões por ano. No Estado, o número é de 1,2 milhão de estabelecimentos, responsáveis por gerar 66% dos postos de trabalho e 33% de participação no Produto Interno Bruto (PIB).
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.