
Mais buscados: Mei CREDITO Sei boas praticas consultoria

Da Redação
O município de Encantado vive um momento único, sobretudo, pelas oportunidades que o Cristo Protetor trouxe para novos negócios. “Enquanto administração pública, precisamos acompanhar esse movimento e facilitar a vida do cidadão que deseja empreender em nosso município”, declara o prefeito Jonas Calvi. De acordo com ele, a estrutura atual para a abertura de novas empresas, que envolve vários processos e departamentos, por vezes é muito lenta. “Com a Sala do Empreendedor, queremos resolver essa situação. Teremos uma pessoa responsável por coordenar o local, que vai centralizar o atendimento direto com o cidadão”, anuncia.
A novidade é um importante avanço para o desenvolvimento do município, que em março passou a integrar o programa Cidade Empreendedora (CE) do Sebrae RS. O prefeito destaca ainda que a Sala do Empreendedor vai ajudar a fomentar o crescimento da economia. “Certidões negativas, consulta do Plano Diretor, análise de viabilidade e tudo o que for preciso para abrir uma empresa vai ser encaminhado de forma ágil e moderna”.
Além da Sala do Empreendedor, que deve ser lançada em breve, a cidade trabalha para estruturar um ambiente objetivo e dinâmico, por meio das ações do CE. Os primeiros movimentos envolvem a equipe de secretários municipais, que se dedicam, neste momento, a avaliar o plano de governo e os números do município. A ideia é nivelar conhecimento e conceitos sobre ferramentas e processos de gestão.
“A entrada do Sebrae RS, através do Cidade Empreendedora, tem muito a somar com o projeto estruturado pela atual administração. Fomentar o empreendedorismo, dar suporte às pequenas empresas e investir em qualificação da educação fará de Encantado, com toda a certeza, uma cidade empreendedora”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande.
O programa Cidade Empreendedora também contribuiu para a elaboração de um completo diagnóstico do município, a partir do levantamento de dados de diversas áreas da administração. Em paralelo a outras ações, está sendo realizada uma avaliação das legislações municipais, que vai servir de base para a estruturação do organograma administrativo da prefeitura. E, na sequência, será feito o mapeamento da estrutura de cargos e funções. “Todas as iniciativas buscam maior agilidade, profissionalismo e eficiência no atendimento das demandas municipais”, destaca Alexandre Schmitt, gestor de políticas públicas do Sebrae RS para os Vales do Taquari e Rio Pardo – Lajeado.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.