Mais buscados: Mei credito sei Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Hannover – Inspiração para produzir mais e melhor. A missão que leva 30 empresas brasileiras para a principal feira industrial do mundo se completa com dois temas fundamentais para a indústria: energia e inovação tecnológica. O grupo conferiu de perto a difusão da energia renovável e a aplicação dos conceitos da Indústria 4.0. A viagem foi realizada a partir de uma parceria entre SEBRAE RS, FIERGS e Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Para o coordenador de Projetos da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE RS, Fabiano Dallacorte, a participação das micro e pequenas empresas na feira de Hannover é um estímulo para fazer parcerias comerciais e descobrir tecnologias disponíveis na Europa para ampliar a capacidade de mercado no Rio Grande do Sul e no Brasil. “O objetivo é também proporcionar aos empresários o acesso a processos e inovações de vanguarda, que ainda não estão disponíveis no País, para melhorar os produtos e serviços desenvolvidos pelas indústrias brasileiras”, destaca.
A Indústria 4.0 foi um dos principais destaques da Feira Industrial de Hannover. Dallacorte conta que os expositores buscavam formas inovadoras e lúdicas de mostrar como os sistemas e processos podem ser integrados e facilmente acessíveis por aplicativos ou outros dispositivos. “Em um estande, um robô jogava tênis de mesa com os visitantes e ele alterava o padrão e o nível de exigência do jogo conforme o perfil do oponente. Também emitia relatórios completos dos movimentos, velocidade e outros indicadores”, relata. “Em outro espaço, era possível pedir um café com um nível máximo de detalhamento, com temperatura da água, tipo de café, quantidade de mistura, tempo de infusão e todos os processos poderiam ser monitorados eletronicamente, com diversos indicadores, até a obtenção do café pronto”, conta. Essas apresentações serviram para demonstrar o quanto é possível acompanhar todo o processo de produção para fabricar mais e com melhor qualidade.
A tecnologia está disponível mesmo antes da implementação de uma indústria, com a possibilidade de virtualização de toda a linha de produção, para identificar processos, possíveis falhas, localização e todas as estatísticas e parâmetros necessários para estruturar uma unidade. Outro avanço destacado pelo coordenador do SEBRAE RS estava na robótica, com robôs colaborativos, que funcionam quase como colegas de trabalho, interagindo com os operadores humanos ou com outros robôs.
O País da energia renovável
Um dos principais temas que pode ser percebido na Alemanha está relacionado à produção de energia. Mesmo fora dos pavilhões da Feira Industrial de Hannover, era possível identificar miniusinas eólicas ou de geração fotovoltaica. “Até alguns anos atrás, a Alemanha era muito dependente da energia proveniente do carvão. Agora, a geração a partir de fontes renováveis está cada vez mais presente”, impressiona-se Dallacorte. “A diferença é que enquanto no Brasil existem grandes parques, como o de Osório ou de Livramento, no interior do Rio Grande do Sul, na Alemanha, cada propriedade rural ou indústria acaba produzindo sua própria energia com mais estabilidade e menor sobrecarga ao sistema”, ressalta. De qualquer forma, percebe-se que o setor representa uma oportunidade também para as empresas brasileiras não só na geração, mas também em sistemas de gestão e tecnologias que permitam o melhor monitoramento e o aproveitamento da energia gerada.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.