Mais buscados: MEI Credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
A Epigenica Biosciences, spin-off de base tecnológica com sede em Canoas, e a startup Ubivis, de Curitiba, foram os destaques da fase de ideação do Go.GlobalX, programa de aceleração voltado a negócios globais inovadores. A Epigenica já atua no mercado oferecendo para indústria farmacêutica e grupos de pesquisas análises genômicas que permitem a identificação de alvos moleculares promissores em oncologia e o projeto apresentado propõe soluções inovadoras para o diagnóstico precoce e tratamento personalizado do câncer com o mapeamento das alterações epigenéticas dos pacientes por meio da Inteligência Artificial (IA).
A fundadora e CEO Bárbara Kunzler explica que nesta fase inicial o foco são tumores cerebrais malignos e a solução busca oferecer aos pacientes oncológicos um diagnóstico rápido e menos invasivo. “Queremos oferecer isso por meio da biópsia líquida, apoio aos oncologistas na tomada de decisão terapêutica pautada nas características moleculares do tumor do paciente, indicações de tratamento com maior chance de eficácia, monitoramento da responsividade do tratamento ao longo do curso da doença, identificação dos pacientes com melhores resultados nos tratamentos e ampliação das oportunidades de cura”, complementa a doutora em biologia celular e com experiência como pesquisadora no National Cancer Institute (NIH), dos Estados Unidos.
Integram a equipe o sócio Rafael Roesler e Daniela Braer, professora da Escola de Administração da UFRGS. Para eles, a participação no Go.GlobalX tem sido uma oportunidade importante para o desenvolvimento do negócio. “O Go.GlobalX tem ampliado nossa visão empreendedora principalmente de como ter um mindset global por meio de excelentes workshops e conexões com empreendedores de diversos hubs de inovação de países como Canadá e Estônia”, afirma Bárbara.
A startup Ubivis, por sua vez, é voltada à otimização da operação industrial via Sistema IoT (internet das coisas) para coleta e troca de dados e análise via inteligência artificial para aprendizado de máquinas. A ideia é modernizar o processo fabril com a atualização do maquinário através de adição de um dispositivo, proporcionando um salto tecnológico para a indústria 4.0. “Participar do Go.GlobalX é muito importante porque coincide com o momento de internacionalização da empresa”, revela o CEO e fundador da empresa, Paulo Henrique Souza. A Ubivis, com sede em Curitiba, atua com ecossistema de inovação desde 2016, desenvolvendo soluções voltadas à indústria 4.0.
Importantes players como Vale, Usiminas e Gerdau estão entre os clientes da Ubivis e foram alcançados por meio do Hub MG, programa de inovação aberta que apoia o setor público e as médias e grandes empresas mineiras a se manterem inovadoras, conectando desafios relevantes a soluções tecnológicas (startups ou pesquisas) ao redor do mundo. “As soluções que temos podem ser usadas nestes mercados e o GlobalX é importante na construção de pilares e nos contatos que proporciona”, afirma o CEO. A empresa trabalha com IoT para a área industrial, analytics – uso aplicado de dados e inteligência artificial para que as máquinas se comuniquem entre si e em tempo real. De acordo com Souza, a Ubivis é a única no País que desenvolve um software robô usando de inteligência artificial em tempo real para envio de comandos entre as máquinas.
Sobre o Go.GlobalX
O Go.GlobaX é resultado da parceria do Sebrae RS, da Unicred e das três Universidades que compõem a Aliança para Inovação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), através de seus Parques Tecnológicos. Vinte e um projetos encontram-se na fase de ideação e as próximas etapas são de validação, tração e escala.
O Gestor de Projetos de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae RS, Gustavo Moreira, informa que durante o programa, as equipes têm acesso a mentorias com profissionais vinculados aos parceiros dos ecossistemas de inovação e convidados, tanto do Brasil como do exterior. As equipes também poderão utilizar espaços e serviços disponibilizados pelos parceiros do programa para auxílio no desenvolvimento dos seus projetos. “O programa busca transformar conhecimento científico em negócios ao mesmo tempo em que cria oportunidades para aumentar a taxa de sucesso desses negócios por meio da aproximação com ecossistemas de referência”, afirma.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.