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Da Redação
Durante cinco dias, 35 educadores de Pelotas participaram da Trilha de Formação em Competências Socioemocionais, realizada por meio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS. Os participantes são os responsáveis pelo ensino da educação empreendedora, que a partir deste ano passa a integrar a grade curricular das escolas municipais. Com isso, Pelotas torna-se pioneira na região sul do estado a incluir o empreendedorismo como disciplina nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e nas etapas finais da EJA (5ª à 8ª).
A partir de agora, os estudantes do município terão 45 minutos por semana de aulas dedicadas ao empreendedorismo, nas quais os professores vão trabalhar as 10 competências transversais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), divididas nas categorias cognitivas, comunicativas e socioemocionais. Entre elas, estão: pensamento crítico, científico e criativo, repertório cultural, argumentação, tecnologia, autonomia e autogestão, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.
A Trilha foi aberta no dia 10 de abril com a palestra do Sebrae RS “Professores que fazem a transformação do futuro” e seguiu até o dia 14 com uma série de atividades previstas pela Formação, que desta vez foi realizada em um local diferente: o Pelotas Parque Tecnológico. O objetivo foi proporcionar aos participantes a ampliação do seu repertório ao interagir em um novo ambiente, auxiliando no desenvolvimento de atividades criativas e inovadoras em sala de aula.
A analista de Educação do Sebrae RS, Bruna Costa da Silva, diz que a formação continuada vai seguir ao longo de todo o ano de 2023. Além disso, os educadores terão o acompanhamento de um consultor do Sebrae RS para apoio na aplicação prática das ferramentas da nova disciplina.
“Pelotas é pioneira em ofertar educação empreendedora como componente curricular. Estamos felizes em poder acompanhar a formação dos professores que irão ministrar a disciplina e oferecer suporte para que consigam inovar em suas práticas, com foco na educação que busca inspirar e transformar a trajetória dos estudantes”, reforça Bruna.
As coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), Letícia Fonseca e Valdirene Lobato, afirmam que a Trilha contemplou os objetivos traçados pela coordenação da SMED, que é instrumentalizar os professores com ferramentas e diferentes recursos metodológicos para desenvolver o processo de aprendizagens significativas através do novo componente curricular “Educação Empreendedora”.
“Por meio das oficinas, os professores realizaram reflexões acerca das competências emocionais que devem ser exaltadas nesta nova disciplina, tais como ética, protagonismo, cooperação, argumentação, pensamento crítico, empatia, entre outras competências que desenvolvem habilidades nos alunos, para que eles sejam capazes de resolver problemas complexos”, destaca Letícia.
Valdirene compartilha a opinião dos participantes, para os quais o ponto mais relevante dos encontros foi que os próprios professores tiveram a oportunidade de vivenciar suas emoções em grupo, percebendo o quanto elas são relevantes na busca de soluções saudáveis dentro dos espaços escolares. “O carinho e a sensibilidade proporcionaram engajamento entre os colegas de trabalho e mais empatia diante dos problemas, trazendo debates e ideias que buscam uma melhor qualidade de vida individual e coletiva”, conclui Valdirene.
Sobre o eixo Educação Empreendedora
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
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