
Mais buscados: MEI CREDITO Sei Boas praticas CONSULTORIA

Da Redação
Como parte das ações do Eixo Desburocratização do Programa Cidade Empreendedora, Estância Velha começou o processo de desburocratização de processos que é desenvolvido por meio de apoio de uma consultoria. “O objetivo é a simplificação dos processos para abertura ou fechamento de empresas e emissão de alvarás”, informa a consultora do Sebrae RS, Jacqueline Viegas. O trabalho começou em maio, e, também terá como foco o uso do módulo de licenciamento que está na RedeSimples e, para tanto, o próximo passo será a elaboração das tabelas de classificação de risco das diversas atividades.
“Aderir ao Cidade Empreendedora era uma de nossas metas nos 100 primeiros dias de governo, e ela foi cumprida. A urgência em desenvolver essa parceria com o Sebrae caminha para um projeto de cidade que queremos, que é uma cidade que entende a importância e dá valor ao empreendedorismo. Portanto, é um programa importante e podemos dizer que frutos estão sendo colhidos, já que o município tem aproveitado a oportunidade para propor leis – com suporte das equipes técnicas – para desburocratização. As leis foram feitas antes do programa, mas terão acompanhamento do Sebrae na implementação,” afirma o prefeito Diego Francisco.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Gilberto Müller, destaca que Estância Velha terá um desafio muito grande para a desburocratização dos processos públicos. “É algo muito amplo porque não estamos falando apenas de uma secretaria, mas de todas, mas estamos muito motivados e contamos com o empenho de todos os secretários e do Sebrae”, salienta o secretário. Ele considera que Estância Velha está ciente da necessidade de evoluir. “Evoluir é criar coisas novas, inovar é também inovar os processos para ter desenvolvimento”, complementa.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa voltada para engajar gestores e servidores na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo principal a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Janeiro de 2026Passo do Sobrado assina contrato do Programa Cidade Empreendedora Retomada
SAIBA MAIS22 de Dezembro de 2025
Com apoio do Sebrae RS, Barão de Cotegipe avança no fortalecimento do ambiente de negócios
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.