Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito SEI BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Estudo aponta recorde de confiança e planos de expansão dos pequenos negócios gaúchos

Com faturamento positivo e estabilizado, mais da metade das MPEs têm expectativa de expandir atuação nos próximos seis meses

atualizado em: 28/09/22

Da Redação

COMPARTILHE

Índice recorde de confiança no desempenho da economia gaúcha e no seu ramo de atividade, somadas à expectativa de expansão. É assim que os empreendedores gaúchos responderam à última edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS. O estudo apontou que 59% das empresas se dizem confiantes na situação econômica do Estado, ao passo que 68% estão otimistas em relação ao seu setor específico de atividades. Ambos os indicadores atingiram o maior patamar deste ano. 

Outro dado relevante em relação ao futuro aponta que 50% dos empreendedores têm a expectativa de expandir o negócio nos próximos seis meses. O índice traz um aumento de um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, o que também coloca o indicador em seu maior patamar de 2022. 

“Metade dos empreendedores quer expandir o seu negócio e outros 45% têm a intenção de mantê-lo no patamar atual. São indicadores importantes, que confirmam uma tendência de recuperação”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy. 

Confirmando uma tendência evolutiva de 2022, a perspectiva de um cenário favorável para os negócios nos próximos meses vem acompanhada da expectativa de aumento no faturamento para 77% dos entrevistados. E, destes, 62% acreditam que o acréscimo será de até 30%. Em sua 26ª edição, a pesquisa elaborada pelo Sebrae RS contempla empreendedores de Micro e Pequenas Empresas (MPE) e os Microempreendedores Individuais (MEI) gaúchos. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

10 de Fevereiro de 2026

Da NRF para a vitrine: empreendedor gaúcho aplica tendências globais no varejo local com apoio do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

10 de Fevereiro de 2026

Sebrae RS leva empreendedores gaúchos para a BTL 2026, em Lisboa

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 09/01/2026 16:00

Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York

Sebrae RS Podcast 19/12/2025 12:00

Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: