Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crEdito Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Estudo inédito aponta desafios e oportunidades da cadeia de fornecedores em saúde do Vale dos Sinos

Fruto de uma parceria entre Sebrae RS e Universidade Feevale, diagnóstico será apresentado na próxima quarta-feira (26/04), em Novo Hamburgo

atualizado em: 25/04/23

Da Redação

COMPARTILHE

Identificar os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento de soluções mais assertivas que qualifiquem ainda mais uma das cadeias mais importantes da região. Depois de sete meses de um trabalho conjunto, esse é o objetivo que começa a ser cumprido com a apresentação do Diagnóstico Setorial da Saúde Vale dos Sinos. Inédito, o mapeamento é fruto de uma parceria entre o Sebrae RS e a Universidade Feevale. Será apresentado em encontro na próxima quarta-feira (26/04), no Espaço Sebrae RS de Negócios Novo Hamburgo (R. Bento Gonçalves, 2652), a partir das 14h.  

Iniciado em agosto de 2022, o diagnóstico foi realizado em duas etapas. Segundo a coordenadora técnica do projeto, Carla Adam, da Universidade Feevale, em um primeiro momento, foram ouvidos os principais players – hospitais públicos e privados de 12 municípios da região para, em seguida, cruzar informações junto a um universo de cerca de 900 Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que atuam na cadeia de fornecedores do setor. O estudo contemplou 12 municípios da região. 

De acordo com a coordenadora de projetos de saúde do Sebrae RS, Ana Paula Rezende, o estudo servirá como ponto de partida para a construção de um plano estratégico empresarial, estrutural e sistêmico para a região a ser elaborado ainda em 2023, em conjunto com as principais lideranças da região. “A saúde é uma área tão importante quanto sensível, onde as decisões devem ser tomadas da forma mais assertiva possível e com a devida responsabilidade”, pontua. 

Entre os principais desafios apontados pelo diagnóstico estão questões como dificuldade em processos de compra e logística, gerenciamento de suprimentos de curto prazo, contratação de médicos especialistas e enfermeiros e falta de tecnologia e estratégias de digitalização dos negócios. Soluções em processos de gestão, sistema de rastreabilidade, aproximação com players do ecossistema inovação – incluindo startups – e investimento em tecnologia e plataforma digitais de venda são as oportunidades mais citadas. 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

05 de Dezembro de 2025

Sebrae RS consolida protagonismo no ecossistema de inovação e impacta mais de 2 mil pessoas em 2025 

SAIBA MAIS

 

05 de Dezembro de 2025

Do campo à mesa: Pecan Brasil leva o sabor da noz pecan ao Natal 

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: