A equipe vencedora será anunciada no dia 30 de outubro, em Porto Alegre
Da Redação
Depois de 6.767 alunos inscritos, apenas 40 – divididos em dez equipes – estão concorrendo para a última fase da etapa estadual do Desafio Sebrae 2012. A ansiedade para conhecer o time vencedor, que vai para Bahia representar o Rio Grande do Sul em nível nacional, acaba dia 30 de outubro. A premiação inicia-se às 19h30min, no Café Moinhos em Porto Alegre, Rua Quintino Bocaiúva, 837.
AgroUri2009, Bellatores, Civil Business, Naturale, Poker Stars, Sul Frutas, TCC, TCHEmical, Tropic Fruits e Tropicália são as 10 equipes gaúchas que gerenciaram um empreendimento virtual, da área de fruticultura e alimentação, durante mais de seis meses e agora estão de olho no prêmio. Todas são compostas de estudantes de cursos de graduação e residem em diversos municípios do Estado: Cachoeira do Sul, Erechim, Getúlio Vargas, Porto Alegre, Rio Grande e Santa Maria.
Para o gestor do Desafio Sebrae no Sebrae/RS, Ivandro Rosa de Moraes, a disputa foi bastante acirrada até a última etapa. “As equipes se alternaram nas primeiras posições desde o início das rodadas desta etapa final”, ressalta. Destaque para a PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – que, além de ter um grupo na final, será homenageada pelo maior número de inscrições na competição, 754.
A cerimônia de premiação contará, também, com uma palestra da Perestroika, escola de atividades criativas. O tema é “Wi Orgs: o novo modelo empresarial”. É um novo paradigma organizacional que envolve um tipo de negócio mais fluido, ágil e menos hierárquico.
Desafio Sebrae
Promovido pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), o Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa por mais de meio ano. Universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em grupo.
O jogo é composto por cinco fases: classificação estadual, semifinal estadual, final estadual, semifinal nacional e final nacional. As etapas estaduais são jogadas via internet. As duas últimas são presenciais, em Salvador – Bahia.
Os integrantes das equipes vencedoras de cada estado recebem um troféu, além de uma bolsa para participar gratuitamente de um dos cursos oferecidos pelo Sebrae. Cada participante das equipes classificadas para a final nacional recebe como prêmio um Ipad.
Na final nacional, os membros da equipe vencedora ganham uma viagem de 10 dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo. Na final nacional, ainda, serão concedidas bolsas de estudo integrais na Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do programa FGV Online.