Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Expointer 2019 também é feita para aprimorar o paladar

Espaço Juntos para Competir oferece oficinas gratuitas de harmonização de queijos, vinhos e doce de leite, que acontecem em três edições diárias

atualizado em: 26/08/19

Da Redação

COMPARTILHE
Expointer 2019 é feita para aprimorar o paladar

As vagas esgotaram em cada uma das três edições que aconteceram neste domingo.

A fila de espera ilustra o sucesso das três edições diárias das oficinas de Harmonização de Queijos, Vinhos e Doce de Leite, que acontecem no Espaço Juntos para Competir, iniciativa da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac.

A enfermeira Aline Potlasnisky aproveitou a visita à Expointer 2019 para vivenciar essa experiência. Além de ser uma apreciadora da culinária do campo, segundo ela, a oficina foi importante para conhecer um pouco mais sobre a qualidade e a procedência dos produtos, e poder avaliar melhor cada um deles. “Conheço muitas vinícolas da Serra, mas essa degustação de vinhos com o queijo e com o doce de leite foi excelente. O contraste do amargo com o doce foi maravilhoso e me surpreendeu”, comenta Aline

As vagas esgotaram em cada uma das três edições que aconteceram no domingo (25/08). Nelas, 26 pessoas por oficina puderam harmonizar o vinho branco, feito com a uva Lorena na cidade de Tuiuti – distrito de Bento Gonçalves -, com um queijo colonial de Teutônia, que começou a ser produzido aqui no Estado em 1908, cujo tempo de maturação varia entre 15 e 20 dias, deixando o sabor um pouco mais suave. Depois, foi a vez de um Merlot tinto, feito em Bento Gonçalves, com um queijo serrano, produzido em São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra, fabricado com leite cru e que leva cerca de 60 dias para maturar, gerando um sabor mais picante e, ao mesmo tempo, amanteigado. Por fim, a harmonização foi feita com doce de leite e espumante moscatel, que tem o propósito de limpar o paladar, não deixando enjoativo o consumo do doce.

“Essa harmonização é feita para valorizar cada vez mais a cadeia produtiva, os nossos produtores do Rio Grande do Sul e mostrar a qualidade dos nossos produtos”, disse o gestor do programa Juntos para Competir no Sebrae RS, André Bordignon.

As oficinas são gratuitas e realizadas diariamente em três horários: 11h30min, 13h e 15h30m, com duração é de 45 minutos. As inscrições podem ser feitas no local, dentro do Espaço Juntos para Competir, no Pavilhão Internacional. Corra porque as vagas são limitadas!

Dicas valiosas

Expointer 2019 é feita para aprimorar o paladar 2A sommelier Nathalia Cirio, que apresentou ao público participante as sugestões de harmonização, comentou que “existem duas principais formas de harmonização: por contraste ou por semelhança. Porém, o melhor resultado vai depender do paladar de cada um porque o gosto é subjetivo. A sugestão que pode funcionar melhor é experimentar um queijo mais suave com um vinho branco e não com um vinho tinto, ao contrário do que a maioria pensa”.

Durante as oficinas, a sommelier deu uma valiosa dica: “o vinho deve ficar numa temperatura de 18 graus, mas quem não tem adega climatizada em casa, o melhor lugar para armazenar é dentro do guarda-roupas e não na cozinha, onde tem luz, calor, vibração”, finalizou.

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

O agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

Fotos: Marcus Berthold

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: