Mais buscados: MEi CREDITO sei Boas praticas Consultoria
Da Redação
Porto Alegre – Identificar um diferencial em produto ou serviço não é uma tarefa simples para os donos de pequenas empresas. Para auxiliar nesse processo, os Agentes Locais de Inovação (ALI), iniciativa do SEBRAE/RS em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), proporciona um acompanhamento customizado ao empreendedor para encontrar possibilidades e definir o plano de ação. Em 2014, 3.400 empreendimentos foram contemplados. O projeto está em fase de prospecção de empresas e as inscrições estão abertas.
O acompanhamento, especializado e gratuito, promove a inovação nos setores de indústria, comércio e serviços. Conforme explica a coordenadora estadual do Programa ALI no SEBRAE/RS, Michele Seleri, “o agente bolsista do CNPq vai até o empresário aplicando o diagnóstico pertencente à metodologia do Programa, e com o acompanhamento de um Consultor Especialista, determina um plano de ação adequado à estratégia de inovação da empresa. Ou seja, aponta as iniciativas que podem ser aplicadas para estimular esse processo”.
As etapas do projeto têm duração de até dois anos. Michele destaca que “podem participar empresas que possuem faturamento entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões. Após a primeira etapa, o agente retorna na empresa para realizar um novo diagnóstico e verificar se as orientações foram aplicadas”. A visita do agente pode ser solicitada pela Central de Relacionamento, no telefone 0800.570.0800.
Um dos exemplos de sucesso é a Dutto. Fundada em 2011 pelos sócios Marcelo Ruschel Duval e Cássio Tonelotto, o negócio é especializado no desenvolvimento e comércio de produtos para o segmento de bem-estar esportivo e performance para atletas. “Percebemos que os produtos que estávamos desenvolvendo eram populares lá fora, mas aqui ainda não”, conta Duval. Os produtos em questão eram o Clicpac, bolsa de gel de calor gerado por meio de reação química que proporciona alívio em processos inflamatórios, e o KinesioSport, uma bandagem elástica adesiva utilizada para prevenção e reabilitação de lesões.
O acompanhamento do ALI com a Dutto foi realizado em 2013 e 2014. “Conhecemos a ferramenta durante uma edição da Feira do Empreendedor. Ainda estávamos estruturando a empresa, então foi interessante receber orientação. Começamos a organizar melhor os processos da empresa, controles de projeto, e assim fomos nos estruturando, até podermos contratar funcionários”, explica Duval.
Apesar de terem se direcionado para a área da saúde, o objetivo, conforme explica Tonelotto, sempre foi encontrar formas de inovar. “Participamos de feiras no exterior, fizemos testes com laboratórios profissionais e capacitados e desenvolvemos marca própria. Lançar algo inovador é não ter medo de ousar. Hoje somos líderes em nosso segmento”, disse. O trabalho rendeu frutos. A Dutto possui mais de 600 clientes, distribui para quase todos os estados do Brasil, e ainda ficou entre as três finalistas do Prêmio Nacional de Inovação 2013, categoria Agente Local de Inovação, modalidade Comércio.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.