
Mais buscados: MeI Crédito Sei BOAS Praticas consultoria

Da Redação
A partir da segunda quinzena de agosto, 30 empreendedores de micro e pequenas empresas (MPEs) de Flores da Cunha poderão participar de um curso gratuito para se capacitarem como fornecedores do poder público municipal. A iniciativa integra o eixo Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS, e tem o objetivo de estimular a economia local. “Queremos capacitar nossos empresários para que possam ver nas vendas para a prefeitura mais um nicho de mercado”, destaca César Conz, secretário municipal de Administração e Governança.
Ele reforça que a ideia é atuar incentivando a permanência e circulação do dinheiro na cidade, para que gere receitas, emprego e renda. Atualmente, o que o Município compra das empresas locais é mais focado em áreas como merenda escolar, obras, material de informática e serviços. “A meta é expandir para outros setores e também aumentar o número de fornecedores. Por exemplo, somos um dos maiores polos moveleiros do Estado e queremos evoluir nas compras deste segmento”, observa Conz, dizendo que o primeiro passo é a conscientização e capacitação dos empreendedores. A iniciativa integra o pacote “Flores Mais Empreendedora”.
O curso está programado para iniciar na segunda quinzena de agosto, com consultoria do Sebrae RS e apoio das entidades empresariais. Serão 15 horas de capacitação para empresários locais, com um total de cinco encontros. E para auxiliar ainda mais os empresários das MPEs, que além de proprietários costumam acumular as funções em áreas como RH, vendas, financeiro e marketing em suas empresas, o Município fará um convênio com escritórios de contabilidade para atuarem como elo entre essas empresas e a prefeitura. “O pequeno geralmente faz tudo na empresa, por isso é muito importante oferecermos esse suporte do contador”, reforça Conz.
Paralelo às ações voltadas aos empreendedores, o secretário salienta o processo de evolução do Departamento de Compras da prefeitura, que passa por modernização e remodelagem de processos, reestruturação de equipes e outros ajustes internos. “Já estamos capacitando os servidores para a implementação da nova Lei de Licitações, que passa a vigorar a partir de abril de 2023. Mas queremos virar a chave em dezembro e entrar janeiro já trabalhando dentro da nova lei”, anuncia o secretário.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.