Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Um ambiente mais ágil e simplificado para o planejamento e fomento de novos negócios. Este é o resultado que o município de Frederico Westphalen comemora neste mês de setembro com a conclusão do Eixo de Desburocratização, um dos quatro pilares centrais do Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae RS em parceria com o Poder Público. Mais do que o final de um ciclo, o momento atual representa o início de um outro, agora, em um patamar mais sólido no que se refere ao empreendedorismo local, com o planejamento de ações do eixo complementar de Inovação e o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo local.
As ações nestes dois temas começam a ser planejadas e executadas ao longo dos próximos meses. Em Frederico Westphalen, a relação entre Sebrae RS e a Prefeitura Municipal vem se fortalecendo desde 2019, quando a organização iniciou suas atividades do referido programa. Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, o programa tem uma importância única no que tange a busca por novas alternativas e, principalmente, pelo caráter prático das ações. Ele destaca o valor agregado que o projeto traz, com informações e experiências positivas de algumas das melhores práticas do mercado. ‘‘São conteúdos que impactam diretamente no dia-a-dia da comunidade empreendedora que é, de fato, quem faz a roda da economia girar’’, explica.
De acordo com o Analista de Desenvolvimento Territorial da Regional Norte do Sebrae RS, Patric Strapazzon, o Cidade Empreendedora encontra em Frederico Westphalen um ambiente favorável à visão empreendedora e à busca permanente por crescimento. Ele lembra que os resultados estão diretamente ligados à sinergia entre a organização, poder público e os múltiplos agentes de desenvolvimento local. ‘‘Fica claro que o município possui um critério muito apurado em relação a processos, demandas e prazos, o que torna o trabalho extremamente eficiente e ágil’’, destaca.
Sobre o Cidade Empreendedora
Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.